Grupo J: Luxemburgo empata na Islândia (1-1), Bósnia vence Liechtenstein (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Grupo J: Luxemburgo empata na Islândia (1-1), Bósnia vence Liechtenstein (2-0)
Luxemburgo evitou males maiores na Islândia
Luxemburgo evitou males maiores na IslândiaLFA
Os luxemburgueses conseguiram reduzir a distância para o segundo classificado, a Eslováquia, que vão defrontar na próxima jornada. Bósnia regressou aos triunfos e ainda sonha com Europeu.

Islândia 1-1 Luxemburgo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A Islândia esperava um início de jogo rápido, depois de ter esperado até aos 90+1 minutos para marcar o golo da vitória contra a Bósnia-Herzegovina na última jornada. Os anfitriões quase concretizaram o seu desejo quando Hakon Arnar Haraldsson obrigou Anthony Moris a uma defesa, antes de Orri Steinn Óskarsson, sem marcação, cabecear à queima-roupa.

As oportunidades continuaram a surgir para a Islândia, que encurralou o Luxemburgo no seu próprio meio-campo, com o remate rasteiro de Arnór Sigurðsson a sofrer um desvio selvagem e a embater na trave. A pressão islandesa acabou por dar frutos, quando Sigurðsson dominou a bola na área e cortou para Óskarsson, que rematou para a baliza, marcando o seu primeiro golo pela seleção principal. Em resposta, o Luxemburgo pouco ofereceu, com o remate de Danel Sinani a 20 metros de distância a resumir uma parte difícil para os Red Lions.

Mas a seleção luxemburguesa, invicta em cinco dos últimos seis jogos fora de casa, não iria aceitar a derrota facilmente. A dupla alteração de Luc Holtz no intervalo teve um impacto imediato, com o substituto Garry Rodrigues a virar o defesa e a rematar em arco contra Rúnar Alex Rúnarsson apenas alguns segundos após o recomeço. Os visitantes ganharam confiança e outro remate de longa distância quase encontrou o ângulo superior, com Danel Sinani a rematar em arco e a acertar no poste. Com o jogo a aproximar-se de um impasse, a Islândia esteve perto de conseguir o golo da vitória quando o remate de Jón Thorsteinsson, de ângulo apertado, embateu no poste.

No final, a Islândia teve pouco a mostrar pelo seu domínio na primeira parte e, com uma vitória em cinco jogos, a equipa de Åge Hareide fica a cinco pontos dos dois primeiros lugares do grupo. O momento de magia de Rodrigues manteve o Luxemburgo a dois pontos dos lugares de qualificação automática para o Euro-2024, e a equipa prepara-se agora para um jogo em casa contra a Eslováquia, segunda classificada, na segunda-feira.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Bósnia 2-0 Liechtenstein

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Para uma equipa tão notoriamente tímida em termos de golos, as oportunidades seriam sempre poucas e distantes, por isso, quando Sandro Wolfinger desperdiçou ao rematar à malha lateral, pressentiu-se que poderia sair caro. Os piores receios do Liechtenstein concretizaram-se poucos instantes depois, quando uma defesa permitiu que Edin Džeko se infiltrasse por trás, mas, apesar de não ter conseguido finalizar a oportunidade, Amar Rahmanović estava bem colocado para marcar o golo inaugural. O autor do primeiro golo da Bósnia também teve influência no que pensaram ser o segundo, ao fazer um passe perfeito para Miroslav Stevanović rematar para o golo, mas este estava em fora de jogo.

Felizmente, o bósnio não precisou de esperar muito tempo para finalmente marcar o golo. Para isso, contou com a ajuda de Benjamin Büchel, que foi apanhado na terra de ninguém ao chegar ao cruzamento de Ermedin Demirović, dando a Stevanović a tarefa mais simples de bater para a baliza vazia. Os problemas com o público marcaram a fase inicial da segunda parte, com artefactos pirotécnicos a preencherem o relvado e a perturbar o ritmo do início da segunda parte.

Dzeko tenta ultrapassar Buchel
Dzeko tenta ultrapassar BuchelBIH

Sem surpresas, foi a Bósnia que se reencontrou mais rapidamente e, apesar de o jogo estar praticamente encerrado com 2-0, os bósnios não se contentaram em ficar com os louros. Com um golo já marcado, Rahmanović personificou isso mesmo, e esteve a centímetros de duplicar a sua contagem da noite quando cabeceou por cima após cruzamento de Sead Kolašinac. Os bósnios chegaram ainda mais perto pouco depois, quando Džeko cabeceou para as mãos agradecidas de Büchel, deixando o Liechtenstein a suspirar numa noite que poderia ter sido muito pior.

Mesmo com a vitória, a Bósnia continua longe dos dois primeiros lugares do Grupo J, mas com a rede de segurança de um lugar no play-off graças ao seu desempenho na Liga das Nações, a qualificação para o Euro-2024 ainda é uma possibilidade. O mesmo não se pode dizer do Liechtenstein, que, sem surpresa, está condenado a mais um último lugar num grupo de qualificação.

A classificação do Grupo J
A classificação do Grupo JFlashscore