Inglaterra goleia Malta e mantém início perfeito (0-4), Ucrânia bate Macedónia do Norte (2-3)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Inglaterra goleia Malta e mantém início perfeito (0-4), Ucrânia bate Macedónia do Norte (2-3)

Harry Kane, avançado de Inglaterra, converte uma grande penalidade
Harry Kane, avançado de Inglaterra, converte uma grande penalidadeAFP
A Inglaterra manteve o início perfeito na fase de qualificação para o Euro-2024, com uma atuação brilhante de Trent Alexander-Arnold a ajudar a equipa de Gareth Southgate a conquistar uma convincente vitória por 4-0 sobre Malta. Na Macedónia do Norte, a Ucrânia foi para o intervalo a perder por 2-0, uma segunda parte inspiradora valeu a reviravolta e os primeiros três pontos no Grupo C.

Malta 0-4 Inglaterra

Depois de sofrer duas derrotas apertadas com a Macedónia do Norte e a Itália nos dois primeiros jogos do Grupo C, Malta, com o farense Zach Muscat durante os 90 minutos, sabia que as probabilidades estavam firmemente contra eles quando a Inglaterra, líder da tabela, viajou ao sul da Europa.

Os Três Leões não perderam muito tempo a impor a sua autoridade, já que um cruzamento de Bukayo Saka foi inadvertidamente desviado para a própria baliza por Ferdinando Apap, dando aos visitantes a vantagem antes dos 10 minutos.

Teddy Teuma, médio de Malta, desafia Bukayo Saka, avançado de Inglaterra
Teddy Teuma, médio de Malta, desafia Bukayo Saka, avançado de InglaterraAFP

Animada com a vantagem inicial, a Inglaterra procurou movimentar-se com uma exibição dominante no primeiro tempo, e a superioridade foi recompensada com dois golos no espaço de três minutos.

Primeiro, Alexander-Arnold - aparentemente mais em casa em uma posição mais central - encaixou um excelente remate de longa distância no canto superior, antes de Harry Kane marcar de grande penalidade após ser derrubado por Matthew Guillaumier.

Com uma desvantagem de três golos, Malta regressou dos balneários desesperada para tentar conter a maré. No entanto, foi apenas a falta de pontaria dos ingleses que evitou que o marcador fosse ainda mais dilatado, já que James Maddison e Kane erraram o alvo quando estavam bem posicionados na área.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroFlashscore

Com a vitória praticamente garantida, os visitantes entraram em campo na última meia hora, quando Southgate apresentou Eberechi Eze para a sua tão esperada estreia pelos Três Leões.

Callum Wilson converteu mais uma grande penalidade no final do jogo, depois de uma mão na bola de Steve Borg, garantindo uma vitória confortável para os visitantes. Com o resultado, a Inglaterra tem uma vantagem de seis pontos na liderança do Grupo C, enquanto Malta permanece no último lugar após a terceira derrota consecutiva.

Escolhas iniciais e pontuações no final do encontro
Escolhas iniciais e pontuações no final do encontroFlashscore

Macedónia do Norte 2-3 Ucrânia

Em Skopje, a equipa da casa sabia que uma vitória valia o segundo lugar isolado do grupo e um reforço de confiança para enfrentar o resto da fase de qualificação num grupo que ainda conta com a campeão europeia Itália, que folgou esta jornada.

Numa primeira parte com sinal mais para os anfitriões, Enes Bardhi inaugurou o marcador através da marca de grande penalidade, aos 31 minutos, antes de Eljif Elmas ter dobrado a vantagem apenas sete minutos mais tarde, com um grande remate de longa distância.

Os ucranianos já tinham perdido na primeira jornada com a Inglaterra e não podiam deixar pontos pelo caminho na luta pelo sonho Euro-2024. No regresso dos balneários, a turma comandada pela antiga glória Sergiy Rebrov operou uma reviravolta de sonho conduzida pelos talentos de Tsygankov e Mudryk.

O primeiro cobrou o pontapé de canto para o cabeceamento certeiro de Zabarnyi, aos 62 minutos, e cinco minutos depois foi a vez de Mudryk deixar meia defesa para trás antes de assistir o recém-entrado Yukhym Konoplya para o golo do empate. Os forasteiros animaram-se ainda mais quando Musliu viu o segundo cartão amarelo e foram à procura da vitória.

O golo chegou aos 83 minutos, num belo passe de Mudryk para a desmarcação atempada de Tsygankov que, sozinho na área, cabeceou por cima do guarda-redes para dar os três primeiros pontos à Ucrânia e deixar ao rubro o grupo C, com três equipas igualadas no segundo lugar.

Classificação atual do Grupo C
Classificação atual do Grupo CFlashscore