Polónia de Fernando Santos agarrada à calculadora para chegar ao Europeu

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Polónia de Fernando Santos agarrada à calculadora para chegar ao Europeu

A equipa polaca desiludiu frente à Albânia
A equipa polaca desiludiu frente à AlbâniaProfimedia
"Ainda existem hipóteses matemáticas". Este slogan é um regresso aos dias negros do futebol polaco. Aos tristes dias que se seguiram a sucessivas derrotas da seleção nacional em estilo desastroso. Infelizmente, no domingo, pela enésima vez na sua vida, um adepto de futebol polaco tem de pegar numa calculadora e dizer claramente: ainda temos hipóteses matemáticas.

Poucos imaginavam esta situação. A Polónia ficou no grupo teoricamente simples no caminho para o Euro-2024. A República Checa, que, afinal, não é uma das melhores equipas da Europa, eram os rivais mais complicados dos vermelhos e brancos. Depois, a Albânia, que provavelmente teria sido, no máximo, a quarta força em qualquer outro grupo. Por último, no grupo dos polacos, havia também as Ilhas Faroé e a Moldávia, rivais teoricamente muito acessíveis.

A isto acresce o facto de 24 equipas se qualificarem para o Europeu, o que representa praticamente metade do continente. Duas equipas de cada grupo sairão desta fase com bilhete garantido para a Alemanha no próximo ano. Não parecia complicado. Apenas o confronto a duas mãos contra a República Checa poderia levantar dúvidas, mas mesmo em caso de fracasso, a segunda equipa do grupo qualifica-se para o torneio.

No entanto, o futebol é pródigo em surpresas e após cinco jogos, os polacos estão num lugar atrás da Moldávia e de calculadora na mão. Com seis pontos, apenas as Ilhas Faroé têm menos, para ficar entre os dois primeiros, a equipa de Fernando Santos tem não só de ganhar todos os jogos, mas também contar com resultados favoráveis noutras partidas, algo que os adeptos polacos sabem muito bem.

A classificação do grupo da Polónia
A classificação do grupo da PolóniaFlashscore

Se os comandados de Fernando Santos (embora ainda não se saiba se será possível escrever isso sobre os jogadores polacos no final da fase de qualificação) vencerem os três jogos que faltam e se a Albânia ganhar o seu confronto direto contra a República Checa, os vermelhos e brancos ficarão em segundo lugar no grupo e carimbam a presença no Campeonato da Europa. No entanto, este é um cenário um tanto ou quanto perverso, em que é preciso acreditar num dos nossos rivais.

Se isso não acontecer, porque ou os polacos tropeçam algures ou os checos tiram pontos aos albaneses, é quase certo que será necessário recorrer aos play-offs. Será a salvação para as melhores equipas da Liga das Nações que não se apurarem para o Europeu.  Vão ser 12 equipas nesta fase, e a grande maioria das melhores equipas da Europa passará dos seus grupos, pelo que é praticamente certo que os polacos terão outra oportunidade.

Nos play-offs, estas 12 equipas lutarão por três lugares no torneio e serão disputados em moldes semelhantes aos do Mundial-2022. Haverá, portanto, três caminhos com quatro equipas em cada um. Em 2022, os polacos deveriam jogar contra a Rússia, mas a federação polaca não quis jogar contra este rival devido ao ataque deste país à Ucrânia, pelo que a UEFA excluiu o agressor da competição, e os vermelhos e brancos venceram a Suécia na final da final four, o que significou a ida ao Campeonato do Mundo.

Agora parece que os adeptos polacos estarão de novo à espera de emoções semelhantes. 

Os próximos jogos da Polónia
Os próximos jogos da PolóniaFlashscore