Dez jovens franceses a ter em atenção: aponte os nomes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dez jovens franceses a ter em atenção: aponte os nomes
Tel é uma grande esperança para o futebol francês e também para o Bayern de Munique.
Tel é uma grande esperança para o futebol francês e também para o Bayern de Munique.Profimedia
O futebol francês tem produzido constantemente grandes futebolistas e vai continuar a fazê-lo. O Flashscore selecionou os dez melhores jovens do país do "galo".

Mohamed-Ali Cho

O avançado começou sua carreira no Chantilly, mas foi para o PSG aos sete anos, onde foi adquirido pelo Everton em 2015. Antes da época 2020/21, transferiu-se para o Angers, onde se estreou como sénior e disputou 53 jogos da Ligue 1 em dois anos, ganhando gradualmente cada vez mais tempo de jogo. Foi comprado por quase 15 milhões de euros pela Real Sociedad de Espanha no verão de 2022, onde está a ganhar cada vez mais espaço.

Mathys Tel

Foi comparado a Mbappé no seu estilo de jogo, mas aparece mais numa posição central, na ponta do ataque. Ainda jovem, entrou na academia de qualidade do Rennes, onde também se estreou na Ligue 1, mas a oferta do Bayern de Munique em 2022 foi irresistível. Conquistou o título alemão, participando em 29 jogos e marcando seis golos, o que não é certamente pouco para a sua idade. Há um ano, foi campeão europeu na categoria de sub-17. Mas na atual edição, brilha ainda mais. Continua a sair do banco, mas tem números perfeitos. Já marcou seis golos em competição, a maioria dos quais nos últimos minutos.

Os números de Tel
Os números de TelFlashscore

Warren Zaïre-Emery

Só completou 17 anos em março, mas pouco antes, com 16 anos e 343 dias, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a disputar a fase a eliminar da Liga dos Campeões. Tornou-se também o futebolista mais jovem da história do PSG e o mais jovem marcador de golos da Ligue 1. Foi convocado para a equipa principal de Paris pelo então treinador Pochettino aos 15 anos. Já fez mais de 40 jogos pela equipa A de Paris e conquistou o título francês.

Eliesse Ben Seghir

Nascido em Saint-Tropez, ele juntou-se ao AS Monaco em 2020, pelo qual fez sua estreia como profissional em novembro passado, quando tinha apenas 17 anos. Ele jogou a fase de grupos da Liga Europa. Na sua estreia no Campeonato francês, em dezembro, ele marcou dois golos na vitória por 3-2 sobre o Auxerre. O seu irmão dois anos mais velho, Salim Ben Seghir, joga no Marselha. Infelizmente, está com problemas de saúde desde o início da nova temporada.

Désiré Doué

Doué começou a treinar com a equipa A do Rennes aos 16 anos, quando ainda pertencia à equipa B. A sua estreia ao mais alto nível foi rápida, depois de ter assinado um contrato profissional, que cumpriu em agosto de 2022. Já disputou quase 40 jogos na Ligue 1, com quatro golos, tendo também marcado um na Liga Europa.

Leny Yoro

Nasceu perto de Paris, mas aproximou-se da academia do Lille à medida que a família se mudava para lá. Fez a sua estreia na equipa B no final da época 2021/22 e rapidamente chegou à equipa A. Tornou-se o segundo jogador mais jovem de sempre a ser titular pelos "Dogs", substituindo Eden Hazard nessa posição. Yoro tornou-se praticamente uma presença permanente durante a época e está a ser observado de perto por clubes como o Real Madrid.

El Chadaille Bitshiabu

O defesa de quase dois metros de altura assinou o seu primeiro contrato profissional com o PSG em julho de 2020, estreando-se com 16 anos e 213 dias de idade, tornando-se o futebolista mais jovem do clube, mas mais tarde ultrapassado pelo já referido Zaire-Emery. Até à data, participou em 14 jogos da Ligue 1 e estreou-se na Liga dos Campeões contra o Bayern. Tem dois títulos de campeão francês. Transferiu-se para o Leipzig no verão para ganhar mais tempo em campo. No entanto, devido a alguns problemas físicos, ainda está à espera da sua estreia.

Edan Diop

Via Tours e Chambray, ele chegou ao Mónaco em 2019. Na sua estreia na liga na temporada 2022/23, ele imediatamente marcou um golo e contribuiu para a vitória por 4-3 sobre o Estrasburgo. Mas entre os seniores, fez a sua estreia num jogo da Liga Europa contra o Leverkusen. Diop é um médio box-to-box moderno e pertence à seleção francesa de sub-19.

Lesley Ugochukwu

Tinha apenas 17 anos quando se estreou na Ligue 1 ao serviço do Rennes. Desde então, participou em nada menos do que 47 jogos do campeonato e marcou um golo nas duas épocas seguintes. Pertence à seleção francesa de sub-19 e joga como médio centro. Oguchukwu é de origem nigeriana. O seu desempenho chamou a atenção do Chelsea, para onde foi transferido por quase 30 milhões de euros no verão. Está a habituar-se gradualmente a Londres e a ganhar os primeiros minutos, mas, com o tempo, poderá vir a ser um concorrente importante para Caicedo ou Enzo.

Jeanuël Belocian

Nascido no estado caribenho de Guadalupe, foi contratado pelo Rennes em 2020. Assinou um contrato profissional 12 meses mais tarde e começou a ganhar experiência na "B". Até à data, disputou 15 duelos na Ligue 1 e seis no início da nova época. Em 2022, sagrou-se campeão europeu da categoria sub-17. O seu irmão mais velho, Wilhem Belocian, é um velocista profissional.