Oficial: Patrick Vieira deixa Crystal Palace e assume comando do Estrasburgo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oficial: Patrick Vieira deixa Crystal Palace e assume comando do Estrasburgo
Patrick Vieira, que deixou o Crystal Palace em março, vai assumir o comando do Estrasburgo
Patrick Vieira, que deixou o Crystal Palace em março, vai assumir o comando do EstrasburgoAFP
O antigo capitão da seleção francesa Patrick Vieira assumiu este domingo o cargo de treinador do Estrasburgo, da Liga francesa, com um contrato de três anos, anunciou o clube detido por um consórcio norte-americano.

Vieira, de 47 anos, sucede a Frederic Antonetti, que foi despedido no início da semana passada, depois de o Estrasburgo ter terminado em 15.º lugar na Ligue 1, dois lugares e cinco pontos acima da zona de despromoção.

"Dou as boas-vindas a Patrick Vieira, que conheço da seleção francesa. Estou muito feliz por recebê-lo em Estrasburgo", declarou Marc Keller, presidente do Estrasburgo e antigo médio internacional francês, em declaração publicada no portal clube.

"Ele corresponde ao perfil que procurávamos: um treinador com experiência internacional e que também tem um bom conhecimento da Ligue 1 e dos seus jovens jogadores", acrescentou.

O clube da Alsácia está sob nova direção, com o consórcio BlueCo, liderado pelo proprietário do Chelsea, Todd Boehly, e pela Clearlake Capital, sediada nos EUA, que adquiriram uma participação maioritária em 22 de junho.

Vieira jogou 107 vezes pela França, tendo capitaneado a equipa por 21 vezes, vencendo o Campeonato do Mundo de 1998 e o Campeonato da Europa de 2000. O médio jogou no AC Milan, Arsenal, Juventus, Inter e finalmente no Manchester City, onde iniciou a sua carreira de treinador. Foi treinador principal do New York City FC, do Nice e do Crystal Palace.

O treinador diz-se "particularmente feliz" por assumir o comando do Estrasburgo.

"Conheço a história e a identidade deste clube, o fervor que suscita, a importância que tem para a sua região, que é um lugar de futebol e de paixão", afirmou Vieira.

"É emocionante, como treinador, poder construir algo com base nos valores que definiram a força do clube", vincou.

Vieira estava desempregado desde que foi despedido pelo Palace em março. Na sua primeira época, conduziu o clube ao 12.º lugar em 2021/22, mas foi despedido esta primavera com o clube um pouco acima dos lugares de despromoção e numa série de 12 jogos sem vencer.

O Palace não conseguiu fazer um remate à baliza nos últimos três jogos que orientou na Premier League pela primeira vez desde que esta estatística começou a ser registada em 2003/04.