Polónia partilha grupo com Portugal: "Acho que alguns grupos são ainda mais fortes"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Polónia partilha grupo com Portugal: "Acho que alguns grupos são ainda mais fortes"
Michał Probierz não acredita que o grupo "polaco" na Liga das Nações seja o mais forte
Michał Probierz não acredita que o grupo "polaco" na Liga das Nações seja o mais forte PAP
O selecionador da Polónia, Michał Probierz, não se queixa do sorteio da Liga das Nações, apesar de ter ficado num grupo com a Croácia, Portugal e Escócia.

A seleção polaca, que ficou em terceiro lugar no seu grupo da primeira divisão na edição anterior da Liga das Nações, atrás dos Países Baixos e da Bélgica e à frente do País de Gales, foi sorteada do terceiro cesto na cerimónia de quinta-feira, em Paris.

Do primeiro, foi selecionada a Croácia, do segundo, Portugal e do último, a Escócia. Estas equipas formam o Grupo A1.

"O sorteio poderia ter sido diferente. Não considero o resultado mau. Há encontros interessantes pela frente. É difícil falar do grupo da morte, porque acho que alguns são ainda mais fortes", disse Probierz após o sorteio de quinta-feira, citado no site 'Łączy nas piłka', da Federação Polaca de Futebol.

Como ele sublinhou, não se pode entrar na competição apenas com a ideia de permanecer na primeira divisão.

"O futebol é um desporto em que é preciso lutar para ganhar. O que importa é que a nossa equipa esteja o mais preparada possível. Estamos numa fase de mudança de gerações. Os jogadores que vão entrar na equipa têm de provar que podem dar-se ao luxo de jogar a um nível elevado. Temos de fazer tudo para ganhar. Não se pode entrar na batalha com o pensamento de ficar na divisão",  salientou.

Como acrescentou, os polacos vão jogar contra equipas que apresentam estilos diferentes.

"Mas temos de nos concentrar em nós próprios, antes de mais. Os jogadores têm de jogar regularmente pelos seus clubes. O mais importante para nós agora são os jogos de barragem para a promoção à fase final do Campeonato da Europa. Só depois disso é que nos vamos concentrar nos nossos rivais na Liga das Nações de outono", concluiu Probierz.

Esta será a quarta edição da Liga das Nações. A primeira foi ganha por Portugal (época 2018/19), a segunda pela França (2020/21) e a terceira, que termina em junho de 2023, pela Espanha.

As divisões A, B e C são compostas por 16 equipas, formando quatro grupos de quatro equipas, enquanto a divisão D, teoricamente mais fraca, é composta por seis equipas distribuídas por dois grupos de três equipas cada.

A fase de grupos terá início em 5-7 de setembro e terminará (6.ª ronda) em 17-19 de novembro.

Os vencedores e os segundos classificados dos grupos da primeira divisão participarão nos quartos de final (20 a 25 de março). O melhor destes dois jogos qualificar-se-á para a Final Four.

Por outro lado, as equipas dos últimos lugares dos grupos da divisão A serão relegadas diretamente para a divisão B, e as equipas dos terceiros lugares dos grupos da divisão A jogarão uma eliminatória com os segundos classificados dos grupos da divisão B.