Courtois trava, Rodrygo esfola: Real volta a vencer Chelsea em passeio até às meias (0-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Courtois trava, Rodrygo esfola: Real volta a vencer Chelsea em passeio até às meias (0-2)
Defesa de Courtois em momento crucial ajudou os merengues a manter a vantagem na elininatória
Defesa de Courtois em momento crucial ajudou os merengues a manter a vantagem na elininatóriaAFP
O guarda-redes belga impediu uma possível recuperação do Chelsea ao agigantar-se a remate de Cucurella antes do intervalo e Rodrygo marcou os dois golos que simbolizaram a clara superioridade técnica e tática dos merengues ao longo da eliminatória. Também Éder Militão esteve intransponível durante todo o encontro da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. O Real Madrid fica agora à espera de Manchester City ou Bayern de Munique nas meias-finais.

Recorde aqui as incidências do jogo

Deparado com uma desvantagem de dois golos na eliminatória, Frank Lampard surpreendeu ao deixar João Félix no banco e com Connor Gallagher no apoio a Havertz, o homem mais adiantado da formação londrina.

Escolhas iniciais dos treinadores
Escolhas iniciais dos treinadoresFlashscore

Por outro lado, Ancelotti não mexeu e apostou naquele que pode ser considerado o onze base com Modric, Kroos e Valverde atrás da frente de ataque composta por Rodrygo, Benzema e Vinicius Júnior.

Os Blues ficaram perto de relançar a eliminatória dentro dos primeiros 10 minutos através do (in)suspeito do costume: N'Golo Kanté. É cada vez mais visível a diferença que faz a capacidade física e empreendedora do francês no meio campo, pese embora a falta de confiança e ritmo de jogo, exemplificada pela oportunidade desperdiçada já dentro da grande área adversária, com um remate de primeira de pé esquerdo torto e enrolado para fora.

O bom filho a casa... defende

Estava melhor o Chelsea no arranque do jogo, com aproximações perigosas à área madrilena, mas esta equipa de Ancelotti tem tanto de magia como de cinismo. No primeiro lance de registo, Rodrygo disparou ao poste já dentro da grande área e, pouco depois, Vini Jr. apareceu no jogo com uma fuga pela esquerda e rematou para as mãos de Kepa.

Já perto do intervalo, o extremo brasileiro ficou a centímetros de desviar um cruzamento muito bom de Modric e, nos descontos, foi Courtois a segurar a vantagem do Real Madrid: Reece James fez um cruzamento rasteiro que atravessou a pequena área e encontrou Cucurella sozinho ao segundo poste. O espanhol, com tudo para fazer o golo, dominou e rematou à saída do antigo guarda-redes do Chelsea, que ergueu uma parede e impediu o golo inaugural.

Chelsea saiu para os balneários com uma ligeira vantagem estatística
Chelsea saiu para os balneários com uma ligeira vantagem estatísticaFlashscore

Cinismo ou magia?

Rudiger ocupou o lugar de Alaba, mas os protagonistas do recomeço foram os mesmos. Militão, que estava a fazer uma exibição - e eliminatória - instransponível, bloqueou o golo certo de Kanté numa jogada de insistência. O Chelsea carregava, com Enzo Fernández e Havertz a tentarem a sua sorte para tentar quebrar a barreira espanhola.

Só que este Real Madrid é um predador silencioso. Os Blancos respiram um ar diferente em noites de Champions, um misto de frieza e transcendência em que as qualidades individuais se enaltecem em torno do coletivo. Perto da hora de jogo, os espanhóis começaram a bailar em ritmo de samba: Militão lançou a corrida de Rodrygo pelo flanco direito, o extremo ganhou a linha de fundo, tentou servir Benzema que falhou o remate, Vinicius recolheu a bola e devolveu ao compatriota que, na pequena área, fez o golo e desfez as dúvidas na eliminatória.

Enzo ainda tentou mudar a sorte dos anfitriões, mas voltou a esbarrar em Courtois e na outra área era novamente a magia canarinha que arrepiava as bancadas de Stamford Bridge. Rodrygo e Vini voltaram a combinar, com este último a deixar vários adversários para trás já na grande área e o primeiro serviu um remate tímido de Benzema para as mãos de Kepa.

Lampard foi ao banco buscar soluções: Félix, Sterling e Mudryk renderam Enzo, Gallagher e Cucurella, mas nem isso alterava o rumo dos acontecimentos até porque a inspiração estava toda do outro lado. A 10 minutos do fim, Vini Jr. serviu Valverde em zona promissora, o uruguaio fintou dois adversários no caminho até Kepa e serviu Rodrygo que só teve de empurrar para o fundo das redes.

Na última oportunidade do encontro, Mudryk fez uso da velocidade para fugir a Nacho e isolar-se perante Courtois, mas à saída do belga rematou para fora. O Real Madrid segue assim o caminho à conquista da 15.ª orelhuda, enquanto o Chelsea regressa à realidade do pesadelo doméstico e despede-se da Champions, provavelmente, até daqui a duas temporadas. 

Homem do jogo Flashscore: Éder Militão (Real Madrid).

Defesa brasileiro travou o golo certo de Kanté neste lance
Defesa brasileiro travou o golo certo de Kanté neste lanceAFP