Liga Europa: Atalanta acaba com invencibilidade do Bayer e vence primeiro título europeu

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Atalanta acaba com invencibilidade do Bayer e vence primeiro título europeu

Lookman foi o herói do jogo com um hat-trick
Lookman foi o herói do jogo com um hat-trickProfimedia
A Atalanta conquistou o seu primeiro grande troféu europeu ao derrotar o Bayer Leverkusen por 3-0 e levantar o troféu da Liga Europa em Dublin, na noite de quarta-feira. 

Recorde aqui as incidências do encontro

A Atalanta é o nono clube italiano a conquistar um título continental e fê-lo da forma mais difícil, derrotando na final o campeão da Bundesliga, uma equipa que até esta noite estava há 51 jogos sem perder em todas as competições.

O homem que quebrou essa série é Gian Piero Gasperini. No comando desde 2016, é o treinador mais antigo ao comando do clube de Bérgamo e conquistou, finalmente, o seu primeiro troféu. Na corrida para o título, a equipa eliminou alguns grandes nomes para chegar a Dublin.

A equipa liderou o Grupo D com 14 pontos, após quatro vitórias e dois empates em seis jogos, três pontos à frente do Sporting. Voltariam a enfrentar o eventual campeão português nos oitavos de final e, mais uma vez, venceram o duelo com um empate 1-1 na primeira mão, em Lisboa, e um triunfo por 2-1, em Itália.

O maior teste chegou nos quartos de final, contra o gigante inglês Liverpool. A primeira mão, em Anfield, chocou o mundo e trouxe um novo nível de atenção sobre a equipa, com uma vitória por 0-3, graças a um bis de Gianluca Scamacca e um golo de Mario Pasalic. O Liverpool ainda venceu por 0-1 na segunda mão, mas nada pôde fazer para evitar que a Atalanta seguisse em frente.

Leia aqui a crónica e veja os momentos capitais

Essa segunda mão foi o único jogo do torneio em que a Atalanta não marcou. Nas meias-finais, mais uma brilhante prestação contra o Marselha depois de um empate 1-1 em França, com um triunfo por 3-0 na segunda mão, em Bérgamo e, dessa forma, fazer história.

Esta foi uma temporada inesquecível para a Atalanta. Não só levantou o troféu da Liga Europa, como também chegou à final da Taça de Itália - perdeu por 1-0 com a Juventus - e parece destinada a terminar em quinto lugar na Série A.

Essa posição no campeonato, bem como o triunfo na Liga Europa, leva-os de volta à Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2020. Até onde Gasperini poderá levar esta equipa na próxima época?

Neverlusen finalmente batido

A incrível época do Bayer Leverkusen conheceu finalmente o sabor da derrota, mas apesar do primeiro desaire em 52 jogos, Xabi Alonso e os seus jogadores ainda têm muito para festejar e jogar.

Os 51 jogos de invencibilidade em todas as competições superaram o recorde do Benfica da década de 1950 e conduziram a equipa a um inédito título da Bundesliga em grande estilo. O facto de não ter sofrido qualquer derrota em 34 jogos foi um feito inédito na primeira divisão alemã e permitiu destronar o Bayern de Munique no topo da tabela. 

No fim de semana, o Leverkusen poderá ainda conquistar mais um título, na final da Taça da Alemanha contra o Kaiserslautern, da segunda divisão. Em caso de vitória, num duelo em que são os grandes favoritos, vão conseguir uma dobradinha doméstica invencível como poucos na história do futebol europeu.