Liga 2: Nacional derrota AVS (2-1), Tondela vence (1-3) e Leixões e Leiria anulam-se (0-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga 2: Nacional derrota AVS (2-1), Tondela vence (1-3) e Leixões e Leiria anulam-se (0-0)
Atualizado
Nacional está apenas a um ponto da zona de subida direta
Nacional está apenas a um ponto da zona de subida diretaCD Nacional
Uma segunda parte de grande nível permitiu ao Penafiel voltar aos triunfos caseiros, na vitória por 3-0 sobre o Belenenses, que continua em zona de descida à Liga 3. Em Matosinhos, Leixões e Leiria não passaram do nulo ao início da tarde. Na Madeira, o Nacional somou uma vitória importante sobre o AVS, por 2-1, para ficar apenas a um ponto do segundo lugar, que dá a subida direta, enquanto o Tondela somou a terceira vitória consecutiva ao bater o Feirense por 1-3.

Nacional 2-1 AVS

Depois de o nevoeiro ter levado ao adiamento da partida na sexta-feira, deu tréguas no sábado para um jogo decisivo entre Nacional e AVS, que caiu para o lado insular.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

A equipa madeirense nem começou bem o jogo, traída pelo antigo jogador dos insulares, o inevitável Nenê.

Logo aos 16 minutos, depois de um arranque de ritmo alto na Choupana, o avançado brasileiro fez o golo 23 na Liga 2, aproveitando o passe errado de João Aurélio para marcar à antiga equipa. Apesar do golo importante na luta pela subida, o ex-avançado do Nacional não celebrou, por respeito à equipa que o projetou em Portugal.

No entanto, Nenê não guardou grandes memórias deste regresso à Choupana, isto porque Gustavo da Silva deu uma resposta rápida e aproveitou uma transição de Witi para fazer o empate, na cara de Trigueira.

A reviravolta insultar foi consumada depois do próprio Gustavo ter sido travado na área do AVS. Chamado a converter, Danilovic não vacilou e celebrou à Gyokeres um dos golos mais importantes da época do Nacional.

Logo depois do 2-1, a equipa madeirense teve dois remates consecutivos aos ferros da baliza de Trigueira, mas não deixou fugir a vitória, acabando por controlar a primeira parte para ficar apenas a um ponto do AVS, no segundo lugar que dá a subida direta à Liga Portugal.

Feirense 1-3 Tondela

O Tondela foi até Santa Maria da Feira para alcançar a terceira vitória consecutiva na Liga 2 e ficar mais isolado no quinto lugar, com 45 pontos.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

A equipa de Tozé Marreco até entrou a perder, com um golo de Sérgio Conceição, na recarga a uma grande penalidade que o próprio tinha falhado, mas a equipa de Lito Vidigal não conseguiu conservar a vantagem e permitiu a reviravolta no segundo tempo.

A equipa beirã praticamente não tinha testado Diego Callai, que regressou à baliza do Feirense, até que Daniel dos Anjos conquistou um penálti que o próprio tratou de converter.

Na reta final do encontro, dois passes de Samuel Lobato encontraram Rui Gomes para o bis do avançado lançado por Tozé Marreco, que confirmou mais um triunfo para o Tondela.

Leixões 0-0 Leiria

Leiria e Leixões não estão aflitos, mas sabem que todos os pontos contam na luta pela manutenção, pelo que o nulo acabou por ser um resultado aceitável para os dois conjuntos.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

A formação de Matosinhos, de resto, somou o nono jogo consecutivo a pontuar e atingiu a marca dos 30 pontos, num jogo em que a equipa de Filipe Cândido até foi superior, especialmente na primeira parte.

O conjunto de Leiria criou perigo logo a abrir, com Róchez a ameaçar a baliza de Stefanovic, e no final do primeiro tempo - Jair Silva esteve muito perto de marcar, valeu o corte de Danrlei, defesa do Leixões.

No arranque do segundo tempo, o Leixões mudou o sistema tático e o impacto foi quase imediato, com Ricardo Valente muito perto de abrir o marcador, após cruzamento de Avto.

Apesar desse bom arranque de segunda parte, a partida acabou por entrar na mesma toada e no mesmo desperdício da União de Leiria, que somou a terceira jornada seguida sem vitórias. Com este empate, as duas equipas continuam separadas por três pontos e não têm a manutenção assegurada.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

Penafiel 3-0 Belenenses

O Belenenses tinha voltado às vitórias na jornada anterior e a equipa da Cruz de Cristo procurou usar esse balão de oxigénio para conseguir aproximar-se da Oliveirense, no lugar de play-off de manutenção, mas uma segunda parte parte de grande nível permitiu ao Penafiel derrotar o conjunto lisboeta para fugir aos lugares mais perigosos da tabela.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

Depois de quatro jogos consecutivos sem vencer em casa, a equipa de Hélder Cristóvão passou por algumas dificuldades na primeira parte, mas acabou por segurar o nulo ao intervalo.

Num primeiro tempo acidentado, marcado por várias paragens e pela lesão de Keita, extremo do Belenenses, as duas equipas andaram longe das respetivas balizas.

O segundo tempo foi bem diferente, com o Penafiel a entrar com tudo e a esvaziar o tal balão do Belenenses. Hugo Firmino, que já tinha sido dos mais interventivos nos primeiros 45 minutos, criou a jogada pela esquerda e encontrou André Silva na pequena área para o 1-0.

No lance praticamente a seguir, Suker isolou o avançado do Penafiel, que foi travado na área pelo guarda-redes do Belenenses, dando a Robinho a oportunidade de fazer o 2-0, de penálti.

Lançada, a equipa penafidelense ainda voltou a marcar por Suker, com o golo a ser anulado por fora de jogo, mas celebrou mesmo o 3-0. Gabriel Barbosa saiu do banco e, quatro minutos depois, marcou após mais uma excelente assistência de Hugo Firmino, decisivo neste regresso aos triunfos do Penafiel, assim como o jovem Manuel Baldé, que fez a estreia na Liga Portugal e segurou o nulo na reta final com um par de boas intervenções.