As escolhas do editor: Chicotada à prova, campeão no conforto do lar e história no Restelo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As escolhas do editor: Chicotada à prova, campeão no conforto do lar e história no Restelo

Benfica quer limpar imagem do jogo do Bessa, agora atuando na Luz
Benfica quer limpar imagem do jogo do Bessa, agora atuando na LuzFlashscore
Quem parte na frente neste arranque de época? Por onde já soam os alarmes de crise iminente? Quais são os jogos que podem provocar surpresas ou que prometem mais espetáculo? Nesta nova rubrica, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Vitória de Guimarães-Gil Vicente

Não sendo algo inédito, na verdade, não deixou de ser uma enorme surpresa a demissão de Moreno Teixeira do comando técnico do Vitória logo após a jornada inaugural do campeonato. E até ganhou, fora de casa, ao Estrela da Amadora. A desilusão pela eliminação da Liga Conferência precipitou a decisão e, enquanto não chega Paulo Turra, os minhotos serão orientados por João Aroso nesta segunda ronda.

Pela frente, o Vitória terá, no D. Afonso Henriques, a equipa que lidera o campeonato, graças à entrada a todo o gás, com uma goleada de 5-0 ao Portimonense. O Gil Vicente de Vítor Campelos deixou água na boca e terá agora um teste à altura da promessa deixada na ronda inaugural.

Olhando para o historial de confrontos no D. Afonso Henriques, nos últimos quatro jogos houve duas vitórias para cada lado. No último duelo, a 21 de maio deste ano, o Vitória venceu pela margem mínima, com um golo de Anderson Silva, aos 90'.

Apesar do D. Afonso Henriques ser visto como um dos maiores palcos do futebol português, a verdade é que o Vitória apresenta um registo recente mais favorável quanto atua fora de casa. Nos últimos 30 jogos tem sete vitórias, dois empates e seis derrotas como visitante, enquanto em casa tem cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Curiosamente, o Gil Vicente apresenta uma tendência contrária, ou seja, é mais forte atuando perante os seus adeptos. Nos últimos 30 jogos tem sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas no seu estádio, enquanto fora de casa regista quatro vitórias, um empate e dez derrotas.

Perspetiva-se, por isso, um jogo com golos no D. Afonso Henriques, sem lugar a favoritismo. Por um lado o Vitória joga em casa, por outro o Gil Vicente chega à segunda ronda moralizado com a maior goleada do campeonato até agora. Será que a chicotada psicológica fará efeito?

Prognóstico: Ambas marcam e Vitória não perde.

Benfica-Estrela da Amadora

Depois da derrota surpreendente na estreia (2-3), no Bessa, diante do Boavista, o campeão nacional joga agora em casa, perante o seu público, perante o recém-promovido Estrela da Amadora, que perdeu na primeira jornada, na Reboleira, diante do Vitória de Guimarães (0-1).

Sem Musa, castigado, mas já com os reforços Trubin e Arthur Cabral, o Benfica pretende rasgar desde já com quaisquer rumores de crise na Luz, encontrando pela frente uma equipa teoricamente mais fraca, vinda da Liga 2, mas que com Sérgio Vieira não prescinde de jogar um futebol ofensivo.

Na Luz, o campeão nacional vem de oito vitórias e duas derrotas nos últimos dez jogos, e sempre com golos marcados. Nos últimos 27 jogos em casa, os jogos do Benfica tiveram sempre dois ou mais golos. Curiosamente, nas últimas 20 partidas, o Benfica concedeu cinco dos 14 golos no último quarto de hora de jogo.

Olhando ao registo de confrontos, há apenas dois jogos nos últimos anos entre Benfica e Estrela. A 20 de novembro de 2022 o Benfica venceu por 3-2 e, a 12 de janeiro de 2021, goleou por 4-0.

Quanto ao Estrela, sofreu sempre golos nos últimos dez jogos, mas marcou em sete deles. Fora de casa, fazendo também contas a uma dezena de partidas, a equipa de Sérgio Vieira venceu quatro, empatou três e perdeu outros três.

Tal como o Benfica, também o Estrela perdeu um jogador, por expulsão, na 1.ª jornada, no caso o experiente Miguel Lopes, antigo ala, agora transformado em central no esquema de cinco defesas adotado por Sérgio Vieira e que não deve mudar para o confronto no Estádio da Luz.

Prognóstico: Benfica vence e com mais de dois golos.

Belenenses-FC Porto B

O Estádio do Restelo estreia-se na Liga 2, com o Belenenses a receber o FC Porto B na segunda jornada do campeonato.

Apesar da derrota na estreia, diante do AVS, o Belenenses joga agora em casa, perante o seu público, no regresso aos campeonatos profissionais. E, além da motivação pelo dia histórico, também o registo caseiro é bem superior à performance como visitante. Os azuis têm apenas quatro vitórias, três empates e oito derrotas atuando fora de casa, enquanto no Restelo somam nove vitórias, um empate e cinco derrotas, na globalidade dos últimos 30 jogos.

A equipa orientada por Bruno Dias mantém o 4x3x3 que lhe valeu a subida de divisão e conta com o trio ofensivo titular, composto por Sambú, Ricardo Matos e Rúben Pina.

No primeiro confronto de sempre com o Porto B, o Belenenses recebe uma equipa azul e branca que, na primeira ronda, empatou diante do Tondela, tendo terminado reduzido a dez jogadores, tal como o adversário. Os dragões, apresentam, nos últimos 30 jogos, seis vitórias, sete empates e duas derrotas em casa, contra os quatro triunfos, um empate e cinco derrotas como visitante.

O FC Porto B apresenta o mesmo sistema tático do Belenenses, ou seja, um 4x3x3, sendo que para esta 2.ª jornada não conta com João Mendes, expulso na ronda de estreia.

Prognóstico: Ambas marcam e Belenenses não perde.

As escolhas do editor
As escolhas do editorFlashscore