Dragão não gosta de praia: Estoril vence FC Porto (1-0) em jogo com três expulsões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dragão não gosta de praia: Estoril vence FC Porto (1-0) em jogo com três expulsões
Atualizado
Cassiano marcou o golo da vitória do Estoril aos 69 minutos
Cassiano marcou o golo da vitória do Estoril aos 69 minutosOpta by Stats Perform/LUSA
O FC Porto perdeu este sábado, no Estádio António Coimbra da Mota, onde já tinha saído derrotado na Taça da Liga, agora por 1-0, na 27.ª jornada do campeonato. Cassiano, aos 69 minutos, de livre direto, punindo a falta e a expulsão do guarda-redes Diogo Costa, fez o golo da vitória, sendo que os dragões terminaram reduzidos a nove, depois de Francisco Conceição também ter sido expulso, aos 89 minutos, e Bernardo Vital, do lado do Estoril, aos 90+3'.

Recorde as incidências da partida

Vasco Seabra não pôde contar com Pedro Álvaro e Rafik Guitane, ambos lesionados, operando duas alterações forçadas no onze do Estoril, enquanto do lado do FC Porto Sérgio Conceição repetiu o onze que venceu o Vizela, sendo que o principal destaque passou, uma vez mais, pela ausência de Mehdi Taremi, que voltou a não figurar sequer na ficha de jogo.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Primeiro o susto, depois o domínio

O FC Porto começou ao ataque na Amoreira e, logo aos 2 minutos, Francisco Conceição serviu Evanilson que, de pé esquerdo, atirou para desvio de João Basso.

A primeira ocasião de golo, porém, pertenceu ao Estoril, aos 7 minutos, quando Tiago Araújo aproveitou uma perda de bola de Francisco Conceição e cruzou para Cassiano rematar, valendo uma bela intervenção de Diogo Costa, a impedir o 1-0 para os canarinhos.

Em cima do quarto de hora nova transição perigosa do Estoril, com Mateus Fernandes a lançar novamente Tiago Araújo na esquerda e com o cruzamento a encontrar Wagner Pina, que rematou contra a muralha defensiva do FC Porto. Na recarga, Heriberto atirou por cima. 

Aos 17' surgiu o FC Porto, através de um grande passe de Nico González, a desmarcar Francisco Conceição, que não conseguiu a receção nas melhores condições. Aos 20' foi novamente o extremo do FC Porto a rematar cruzado mas à figura de Marcelo Carné.

Lembram-se de mim?

Aos 25 minutos, já depois de Francisco Conceição ter rematado contra um defesa do Estoril, Wendell, à meia volta, atirou para Marcelo Carné desviar para canto. Aos 28' foi Alan Varela, de meia distância, a rematar fortíssimo para desvio de Mangala, com a bola a passar junto ao poste esquerdo da baliza do Estoril.

Aos 33 minutos o FC Porto teve duas ocasiões soberanas para se colocar na frente do marcador. Primeiro Evanilson, já depois de ultrapassar Marcelo Carné, rematou para mais um corte de Mangala. Na recarga, Francisco Conceição visou a baliza mas, uma vez mais, surgiu o central francês do Estoril, que passou pelo FC Porto, a segurar o nulo.

Aos 40 minutos excelente a iniciativa individual de Francisco Conceição, pela direita, a servir Galeno para um remate por cima, mas com posição irregular assinalada ao recém-internacional português.

Ainda antes do intervalo, aos 45+5 minutos, Wagner Pina ganhou espaço do lado direito, cruzou mas Diogo Costa, atento, antecipou-se a Cassiano e segurou.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Penálti revertido

A segunda parte arrancou sem alterações nas duas equipas e com Heriberto Tavares a ver o amarelo aos 10 segundos, após falta sobre Galeno. O mesmo Galeno, aos 48 minutos, tentou o remate cruzado, em arco, mas com a bola a sair ao lado.

Aos 52 minutos, porém, o Estoril teve ocasião soberana para fazer o 1-0, numa grande jogada de Rodrigo Gomes, lançado por Mateus Fernandes. O cruzamento ainda teve um toque de Cassiano e sobrou para Heriberto que, de baliza aberta, falhou o alvo com um remate desviado.

Aos 57 minutos, numa jogada rápida do ataque do FC Porto, pelo flanco direito, Evanilson cruzou e Francisco Conceição caiu na área, em lance com Mangala. António Nobre apitou para grande penalidade mas Tiago Martins, no VAR, alertou para o visionamento das imagens, com o lance a ser revertido aos 62 minutos.

A expulsão e o 1-0

Logo depois, aos 65 minutos, Otávio faz um mau atraso para Diogo Costa, o guarda-redes do FC Porto tem uma péssima receção, perde a bola para Wagner Pina e derruba o jogador do Estoril, à entrada da área. António Nobre não teve dúvidas e expulsou, com vermelho direto, o guardião portista. Galeno foi o jogador sacrificado para a entrada, e a estreia na Liga, de Cláudio Ramos na baliza do FC Porto.

Na transformação do livre direto, cometido por Diogo Costa, ainda com Cláudio Ramos a frio, foi Cassiano a bater, com a bola a ainda desviar na barreira, em Wendell, e a bater o guarda-redes do FC Porto, fazendo o 1-0 para o Estoril aos 69 minutos.

Aos 75', em novo ataque rápido, pela direita, Rodrigo Gomes bateu Otávio em velocidade e fez um cruzamento-remate, com Cassiano a centímetros do desvio para o 2-0.

Dança das substituições

Aos 76 minutos Sérgio Conceição voltou a mexer, e em dose dupla, lançando Iván Jaime e Jorge Sánchez por Alan Varela e João Mário. Respondeu Vasco Seabra, aos 79 minutos, refrescando o ataque com João Carlos no lugar de Cassiano e com João Marques no lugar de Rodrigo Gomes.

Para a reta final da partida, aos 85 minutos, Sérgio Conceição lançou Namaso e Eustaquio nos lugares de Pepê e Nico González, com Vasco Seabra a responder, aos 86', com Fabrício Garcia e Ndiaye nos lugares de Heriberto Tavares e Vinícius Zanocelo.

Posicionamento da equipa do FC Porto
Posicionamento da equipa do FC PortoOpta by Stats Perform/LUSA

A dança dos cartões - e mais dois expulsos

Aos 89 minutos, já depois de Evanilson ver o amarelo que o afasta do jogo com o Vitória SC, Francisco Conceição foi expulso, deixando o FC Porto reduzido a nove.

No primeiro dos dez minutos de compensação foi Otávio, central dos dragões, a ver o amarelo e a falhar, também a próxima jornada, antes de Bernardo Vital, aos 90+3 minutos, ver igualmente o cartão vermelho direto, ao derrubar Namaso: 10 para 9 nos últimos minutos da partida.

Fabrício Garcia, que tinha entrado momentos antes, foi sacrificado para a entrada do central Volnei Feltes, aos 90+4 minutos. Aos 90+6', de meia distância, Jorge Sánchez esteve perto do empate, com remate por cima, e Namaso, aos 90+8', também a atirar desviado.

Aos 90+10', depois de uma sucessão de cantos, Marcelo Carné segurou a bola em cima da linha de golo, na última ocasião do FC Porto para chegar, em desespero, ao empate, num período de compensação que acabou por ser alargado até aos 13 minutos e onde Namaso ainda esteve pertíssimo de criar perigo.

Com esta derrota, a quinta do FC Porto esta temporada, os dragões ficam agora a nove pontos do Benfica e a dez do Sporting, podendo ver o SC Braga a aproximar-se, caso vença o Portimonense na segunda-feira.

Homem do jogo Flashscore: Rodrigo Gomes (Estoril)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform