Fontelas Gomes satisfeito com presença da arbitragem lusa no Euro 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fontelas Gomes satisfeito com presença da arbitragem lusa no Euro 2024
Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol
Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de FutebolLUSA
A nomeação de Artur Soares Dias para o Campeonato da Europa de 2024 é um prémio para todos os árbitros, disse esta segunda-feira o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“Recebemos com natural satisfação a nomeação, por parte da UEFA, do Artur Soares Dias e dos árbitros assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, bem como do videoárbitro Tiago Martins para a fase final do Campeonato da Europa de 2024. Mais do que um importante esforço deste grupo de árbitros, esta nomeação é fruto do trabalho que a arbitragem portuguesa tem vindo a desenvolver dentro e fora do nosso país”, afirmou José Fontelas Gomes.

Em declarações à Lusa, o presidente do CA da FPF considerou a nomeação de Soares Dias, que, em 2021, já esteve no Euro 2020, o reconhecimento pelo investimento federativo “para que os árbitros tenham cada vez melhores condições de trabalho para que possam crescer nas respetivas carreiras”.

“Mas é também um prémio para todos aqueles que, domingo a domingo, dos distritais aos profissionais, se esforçam por dignificar este setor tão importante para o futebol português, que, mais uma vez, merece o reconhecimento internacional. É igualmente da mais elementar justiça destacar o trabalho de todos aqueles que contribuem para o treino e para a formação, componentes tão importantes para o sucesso dos nossos árbitros”, prosseguiu.

Soares Dias, de 44 anos, da associação do Porto, integra a lista de 18 árbitros nomeados pela UEFA para o Euro 2024, que vai ser disputado na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho, tornando-se no segundo juiz luso a bisar em fases finais, depois de José Rosa Santos.

António Garrido, em 1980, foi o primeiro luso numa fase final de um Europeu, seguindo-se Rosa Santos, em 1988 e 1992, Vítor Pereira, em 2000, Lucílio Baptista, em 2004, e Pedro Proença, em 2012.

Tiago Martins, da associação de Lisboa e de 43 anos, junta-se à restrita lista de árbitros portugueses em europeus, mas como um dos 20 VAR, tal como sucedeu com João Pinheiro no Euro 2020.

Igualmente nomeado para o Euro 2024 foi João Dias, responsável pelo treino dos árbitros nacionais, que vai desempenhar as mesmas funções durante a competição.