Saída da obscuridade: futebol profissional regressa finalmente ao Alemannia Aachen

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saída da obscuridade: futebol profissional regressa finalmente ao Alemannia Aachen
Alemannia está a subir degraus no futebol alemão
Alemannia está a subir degraus no futebol alemãoProfimedia
Ao fim de onze anos, o Alemannia Aachen conseguiu finalmente sair da liga regional. E a promoção foi conseguida no sofá.

Quando a promoção foi finalmente alcançada, o coração do Alemannia Aachen partiu-se. A equipa assistiu ao jogo do seu rival, o Wuppertaler SV, em frente a um ecrã no Tivoli, e os adeptos no pub "Klömpchensklub" do estádio tremeram com eles.

Quando a derrota do WSV diante do Fortuna Köln foi selada, os jogadores e os adeptos dançaram em ringelpiez - com um troféu de plástico do campeonato nas mãos.

O clube tradicional e antigo participante na Taça dos Campeões Europeus esperava há onze anos para deixar a triste Regionalliga e subir ao topo.

Na sexta-feira, finalmente chegou a hora e o ex-jogador Erik Meijer foi um dos primeiros a dar os parabéns.

"Promoção, finalmente, depois de todos estes anos. Estou muito feliz por terem conseguido", disse Meijer numa mensagem de vídeo para o Aachener Zeitung.

Milhares de adeptos celebraram também numa festa espontânea na cidade, em frente à Câmara Municipal e nos bares da Pontstraße, lançando fogo de artifício e transformando a noite em dia.

Cerca de 100 adeptos do Alemanni deslocaram-se até ao Südstadion, em Colónia, para assistir de perto à derrota do Wuppertal.

"É uma loucura, nada mudou. Os adeptos continuam a ser adeptos e sabem sempre como encontrar o caminho para o Tivoli. São muito bem-vindos", afirmou Meijer.

Há vinte anos, ainda na Taça dos Campeões Europeus

Na época de 2004/05, o antigo clube da Bundesliga ainda participou na Taça UEFA como finalista da Taça. Seguiu-se uma queda livre, com o Alemannia a jogar apenas na quarta divisão desde 2013.

Por vezes, apenas 4.000 adeptos deslocavam-se ao novo Tivoli, que se revelou um túmulo milionário para o clube. No entanto, o estádio há muito que voltou a estar cheio e o Alemannia vendeu 30.000 bilhetes para a grande festa de promoção no jogo em casa contra o 1. FC Bocholt, este sábado.

A promoção também foi saudada em Heidenheim pelo treinador do FCH, Frank Schmidt, que jogou nos "besouros da batata" de 1998 a 2003.

"Parabéns, Alemannia. Desejo-vos o maior sucesso na 3.ª divisão - também para os novos desafios que se avizinham", disse Schmidt.

Pelo menos em termos desportivos, o TSV parece estar pronto para tarefas mais elevadas: a equipa está invicta desde novembro.

E a equipa também pode festejar. Já pela noite dentro, os jogadores apresentaram-se aos primeiros adeptos no Tivoli - e cantaram um clássico. "Hoje acordei do meu sonho" é o nome da canção que ecoou pela noite dentro. Mas foi mais um pesadelo que acabou por terminar nessa noite.