Brentford denuncia e condena abusos racistas a Ivan Toney

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Brentford denuncia e condena abusos racistas a Ivan Toney
O Brentford afirma ter comunicado um incidente semelhante às autoridades no mês passado
O Brentford afirma ter comunicado um incidente semelhante às autoridades no mês passadoAFP
O Brentford condenou o "assédio vil" de Ivan Toney, depois de o avançado inglês ter sido alvo de abusos racistas na Internet, classificando a reação das empresas de redes sociais como "insuficiente".

Toney já tinha sido alvo de comentários racistas em publicações no Instagram, e o Brentford apela agora a que se faça mais depois de ter ocorrido outro caso.

"Estamos irritados e frustrados por informar que Ivan Toney foi sujeito a abuso racista no Instagram mais uma vez", disse o clube da Premier League em um comunicado na quarta-feira: "Iniciámos investigações sobre este assédio vil, que condenamos nos termos mais fortes. Infelizmente, esta não é a primeira vez que Ivan tem de lidar com esta situação. Um incidente semelhante ocorreu há apenas quatro semanas, o que nos levou a identificar um alegado autor do crime, que denunciámos às autoridades. Até à data, ainda não foi tomada qualquer medida contra esse indivíduo".

Brentford apelou a investigações rápidas e a acções penais.

"Em geral, a resposta das plataformas dos meios de comunicação social a estes problemas contínuos não tem sido nada de especial", continua o comunicado: "As suas soluções, tais como filtros para simplesmente esconder o abuso, podem salvaguardar os jogadores, mas falham completamente o alvo e não desencorajam os infractores. Sem consequências reais para os responsáveis, o ciclo está condenado a repetir-se. Temos fé que as coisas possam mudar. Apreciamos o diálogo que temos com empresas como a Meta (que detém o Instagram), mas apelamos a uma ação mais decisiva e urgente para combater o ódio em linha. Apelamos a investigações imediatas e, mais importante, apelamos a acções penais".

O racismo dirigido a Toney é o mais recente incidente de abuso contra jogadores na Grã-Bretanha e em ligas de toda a Europa.

No início deste mês, os adeptos dirigiram cânticos de macaco ao guarda-redes do AC Milan e da França, Mike Maignan, durante o jogo do AC Milan com a Udinese. Kasey Palmer, médio do Coventry, acusou os adeptos do Sheffield Wednesday de lhe terem feito o mesmo durante o jogo do campeonato inglês.

Na terça-feira, a La Liga denunciou ao Ministério Público espanhol insultos racistas dirigidos a Vinicius Junior, avançado do Real Madrid, no estádio do Getafe.