Opinião: Garnacho devia estar mais preocupado com os colegas do que com Ten Hag

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Opinião: Garnacho devia estar mais preocupado com os colegas do que com Ten Hag
Erik ten Hag (à direita) abraça Alejandro Garnacho após a vitória do Manchester United sobre o Liverpool na Taça de Inglaterra
Erik ten Hag (à direita) abraça Alejandro Garnacho após a vitória do Manchester United sobre o Liverpool na Taça de InglaterraAFP
Alejandro Garnacho (19 anos) vai aprender com isto. Colocar gosto nas publicações críticas à sua substituição pode ter sido uma boa sensação na época, mas não vai cair bem para aqueles que o acompanham em Carrington. E não, não estamos a falar apenas do seu treinador.

Embora as manchetes de divisão sejam indesejáveis para Ten Hag, o técnico neerlandês deve estar feliz em ver o seu jovem ala irritado, chateado e determinado a provar que ele está errado.

Garnacho sabe agora que, se o seu desempenho não estiver à altura das circunstâncias e se não for capaz de se defender quando necessário, não ficará em campo. Foi uma lição dura para o jovem e que o Ten Hag espera que sirva de lição.

No entanto, a questão principal é o desrespeito que Garnacho demonstrou pelos seus companheiros de equipa - em especial pelo seu substituto ao intervalo, Amad Diallo, e pelo colega mais velho, Marcus Rashford.

Os números de Garnacho
Os números de GarnachoFlashscore

Os dois posts que Garnacho gostou de Mark Goldbridge, do United Stand, por mais que fossem dirigidos a Ten Hag, o insulto maior foi para Amad e Rashford.

"Garnacho tem sido um dos nossos melhores jogadores esta época", escreveu Goldbridge no primeiro post, que foi aprovado por Garnacho. "A primeira parte foi fraca, mas tirá-lo ao intervalo e apontá-lo como o problema é uma piada. Muitos fizeram muito pior semana após semana e continuam a jogar".

Depois, outro, novamente com o apoio de Garnacho, afirmava: "O Ten Hag culpou subtilmente o Garnacho na conferência de imprensa após o jogo... não é uma boa imagem atirar para debaixo do autocarro um jovem de 19 anos que tem dado bons resultados esta época. Mas, por outro lado, ele está claramente com medo de incomodar os que ganham mais".

Não é descabido sugerir que tanto Rashford como Amad ficariam chateados se se deparassem com tais afirmações nas suas redes sociais. Amad esteve excelente na segunda parte e a ideia de que deve ser forçado a esperar pela sua oportunidade, mesmo quando Garnacho está a ter um desempenho fraco, é dura para o costa-marfinense.

E depois temos Rashford. Não esteve no seu melhor no sábado, mas, mais uma vez, o facto de Rashford ver Garnacho aprovar um post a sugerir que Ten Hag o está a favorecer em detrimento do seu colega de equipa mais novo não vai cair bem.

Sim, queremos que Garnacho desafie Rashford pelo seu lugar. Pressioná-lo, pressioná-lo, mas isso é para o campo de treinos e para os dias de jogo. Não se deve desrespeitar os colegas de equipa em público e nas redes sociais.

Lição aprendida? Esperemos que sim. E também se espera que Rashford e Amad, bem como qualquer outro colega de equipa que se tenha sentido lesado pelas ações de Garnacho, não deixem que as coisas se arrastem.

De facto, não o devem fazer. Ten Hag certamente não o fará, apesar de as manchetes sugerirem que deveria ser ele a sentir-se mais insultado. O neerlandês conhece os jovens jogadores, conhece os seus temperamentos e saberá reconhecer que Garnacho estava apenas a desabafar.