Escolhas do editor: Festa na Alemanha, sobrevivência em Portugal e estreia no Brasileirão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Escolhas do editor: Festa na Alemanha, sobrevivência em Portugal e estreia no Brasileirão
Bayern pode fazer a festa este domingo
Bayern pode fazer a festa este domingoAFP
Onde estão as melhores odds? Que dado estatístico merece atenção? Onde pode estar a explicação para um resultado ter mais probabilidade de acontecer? Nesta rubrica, todas as sextas-feiras, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Bayer Leverkusen – Werder Bremen

A espera está a chegar ao fim. Depois de um passado marcado por desilusões e com a alcunha de Neverkusen sempre a surgir em tom jocoso para relembrar as quedas, o Bayer Leverkusen está um pequeno passo de quebrar a hegemonia do Bayern e sagrar-se campeão da Bundesliga. A receita dos farmacêuticos é simples: vencer o Werder Bremen e levantar a famosa saladeira (poderá nem ser preciso, se o Bayern e o Estugarda escorregarem no sábado).

A realizar uma época estratosférica (37 vitórias e cinco empates em 42 jogos), o Bayer Leverkusen chega a este jogo a meio da eliminatória com o West Ham, dos quartos de final da Liga Europa. E a visita do Werder Bremen pode ser um presente envenenado. A equipa verde está descansada no 12.º lugar da Bundesliga e desde 2018 que não perde na BayArena.

Os últimos encontros entre as duas equipas
Os últimos encontros entre as duas equipasFlashscore

Feitas as contas, são quatro empates e uma vitória, com uma curiosidade: em todos os jogos os dois conjuntos marcaram. Um dos quatro campeões deste século que não se chama Bayern (venceu em 2004 e juntou-se a Dortmund, Estugarda e Wolfsburg), die Werderaner decerto que não se importariam de deixar a marca nesta luta pelo título e travar a festa.

Prognóstico: Bayer Leverkusen vence e ambas marcam.

Vizela - Chaves

A semana passada ficou marcada pela luta pelo título. O dérbi entre Benfica e Sporting não fechou as contas definitivamente, mas deixou os leões com uma mão no título, quando têm por disputar sete jornadas (seis para todos os outros). Este domingo viramos a tabela ao contrário e olhamos para um embate que poderá ser decisivo na luta pela despromoção.

Depois de terem terminado a época passada confortáveis na tabela, Chaves (sétimo em 2022/23) e Vizela (11.º em 2022/23) ocupam os dois últimos lugares da Liga e olham para a queda na Liga 2 como uma probabilidade cada vez mais real. Com seis jornadas por disputar, os flavienses estão a oito pontos da salvação, enquanto os vizelenses estão a seis.

A zona de despromoção da Liga
A zona de despromoção da LigaFlashscore

Quando ambos se defrontarem, este domingo, é certo que nenhum vai ficar matematicamente despromovido, mas quem perder fica com a sentença praticamente definida (até o empate pode significar isto). Os dois piores ataques da Liga vão ter de apostar todas as fichas numa partida que pode definir a temporada.

Jogar em casa não favorece o Vizela (pior registo caseiro), jogar fora também não é o ponto forte do Chaves (pior registo como visitante). A equipa flaviense nunca perdeu nos escalões profissionais com este adversário (cinco empates e uma vitória), mas o Vizela tem mostrado mais predicados em termos de futebol e pode aproveitar as debilidades defensivas dos adversários.

Prognóstico: Vizela e mais de 1.5 golos.

Cruzeiro - Botafogo

Não é novidade no Brasil, mas ainda agora está o campeonato a arrancar e muitas equipas já estão debaixo de fogo devido às prestações nos respetivos campeonatos estaduais e nas provas continentais. Este domingo, no Brasileirão, vamos ter dois desses exemplos.

Artur Jorge fez a estreia no comando do Botafogo na madrugada de sexta-feira
Artur Jorge fez a estreia no comando do Botafogo na madrugada de sexta-feiraBotafogo

Artur Jorge viaja para Belo Horizonte, onde se torna no mais recente treinador português a treinar no campeoanto local, na sequência de uma derrota na Libertadores diante da LDU (a segunda consecutiva na prova). Acicatou o desânimo de um Botafogo marcado pelo descalabro da época passada (em que dominou a temporada durante muito tempo e caiu para o quinto lugar) e um carioca aquém das expectativas (falhou a decisão do título).

O Cruzeiro não está melhor. Perdeu o Campeonato Estadual para o Atlético Mineiro (são já cinco épocas consecutivas a ver o galo triunfar), foi eliminado da Taça do Brasil pelo modesto Sousa, e na Sul-Americana empatou duas vezes, sendo que recentemente deixou escapar uma vantagem de três golos diante do Alianza Petrolera.

Os últimos jogos entre Botafogo e Cruzeiro
Os últimos jogos entre Botafogo e CruzeiroFlashscore

As duas equipas têm treinadores novos (Fernando Seabra e Artur Jorge estrearam-se na prova continental) e sabem da importância de começar com um triunfo para desanuviar a pressão.  O cenário é menos favorável ao português, já que o fogão não vence no Mineirão desde 2016, mas o conjunto carioca também não perdeu nas últimas três visitas (três empates sem golos).

Prognóstico: Empate.

A escolha de Bruno Henriques
A escolha de Bruno HenriquesFlashscore