Juventus perde dez pontos na classificação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Juventus perde dez pontos na classificação
Juventus pode ficar fora das competições europeias
Juventus pode ficar fora das competições europeiasReuters
O Tribunal Federal de Recurso italiano já decidiu e impôs à Juventus a retirada de dez pontos na classificação da atual temporada, depois do procurador ter pedido a dedução de 11 pontos. Já Pavel Nedved, que enfrentava uma sanção de oito meses, foi absolvido.

uscita grande amargura no clube e nos seus milhões de adeptos, que, na ausência de regras claras, se vêem penalizados com a aplicação de sanções que não parecem ter em conta o princípio da proporcionalidade.O pedido do procurador e a decisão conhecida esta segunda-feira surgem depois de uma sanção de 15 pontos contra o clube, decidida em janeiro, ter sido anulada pelo organismo desportivo de topo de Itália, que ordenou às autoridades do futebol a realização de uma nova audiência.

O Tribunal Federal de Recurso "absolveu das acusações imputadas Pavel Nedved, Paolo Garimberti, Assia Grazioli Venier, Caitlin Mary Hughes, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio e Enrico Vellano" e "impõe ao clube F.C. Juventus S.p.A. a sanção de uma penalização de 10 (dez) pontos na classificação, a ser cumprida na atual época futebolística".

As ações da Juventus, cotadas em Milão, chegaram a cair 4,9% após a notícia da potencial penalização e caíram 4,5% às 9:35.

Com três jogos por disputar esta época, incluindo um na noite de segunda-feira, a Juventus estava em segundo lugar na Serie A, com 69 pontos, atrás do campeão Nápoles.

A dedução desta segunda-feira atira a Juventus, a equipa mais bem sucedida de Itália, para fora dos lugares de qualificação para as competições europeias. A Lazio confirmou, assim, a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, já que a Atalanta subiu ao quinto lugar e está a sete pontos da equipa romana, com duas jornadas por disputar.

A nova classificação da Serie A italiana
A nova classificação da Serie A italianaFlashscore

Entretanto, através das redes sociais, a Juventus reagiu, reconhecendo "grande amargura no clube e nos seus milhões de adeptos, que, na ausência de regras claras, se vêem penalizados com a aplicação de sanções que não parecem ter em conta o princípio da proporcionalidade".

Também Francesco Calvo, diretor de futebol da Juventus, após a decisão do Tribunal Federal de Recurso, reagiu à decisão.

"As primeiras impressões são obviamente negativas, não estamos satisfeitos com esta sanção. O facto de ter sido anunciado antes do jogo já era esperado, por isso não nos afeta nem nos altera. É muito cedo para fazer mais comentários, mas em breve publicaremos um comunicado de imprensa. O recurso é claramente uma possibilidade, mas devemos primeiro ler as motivações que chegarão nos próximos dias para entender as margens para um novo recurso", explicou.