O super-escocês que lidera a sensação da Serie A: "Dou sempre 10 em 10 a Ferguson"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O super-escocês que lidera a sensação da Serie A: "Dou sempre 10 em 10 a Ferguson"
Lewis Ferguson assumiu a braçadeira de capitão do Bolonha em outubro de 2023.
Lewis Ferguson assumiu a braçadeira de capitão do Bolonha em outubro de 2023.Alessandro Sabattini/Getty Images via AFP
O Bologna é a sensação da temporada na Serie A. A equipa de Thiago Motta ocupa atualmente um espantoso quarto lugar, graças, em parte, ao médio Lewis Ferguson, de 24 anos, algo tão raro como uma estrela escocesa na principal liga italiana.

Historicamente, o futebol italiano não tem sido muito bom para os jogadores escoceses. Na década de 1980, Joe Jordan, ex-jogador do Leeds, teve a dúbia honra de ser despromovido com o poderoso AC Milan, e Denis Law, ídolo do Manchester United, nunca teve uma boa estadia em Turim, onde passou uma única temporada no início dos anos 1960, depois de se destacar no Manchester City.

Embora Graeme Souness tenha tido algum sucesso na Sampdoria em meados da década de 1980, onde o ídolo do Liverpool marcou um golo que ajudou a garantir a vitória na Coppa Itália, não há dúvida de que Lewis Ferguson, de 24 anos, do Bolonha, é o escocês mais bem-sucedido do futebol italiano até hoje.

O médio, que nasceu e cresceu em Hamilton, a sudeste da meca do futebol escocês, Glasgow, está na sua segunda temporada no tradicional clube italiano, e é como capitão e maior destaque do clube.

Num curto espaço de tempo, o escocês, que também é titular da seleção nacional, aprendeu a falar italiano perfeitamente, assumiu a braçadeira de capitão e talvez Ferguson possa em breve apontar a mira para um destino italiano ainda maior, uma vez que a Juventus está alegadamente de olho no escocês como substituto do afastado Paul Pogba.

Os números de Lewis Ferguson
Os números de Lewis FergusonFlashscore

Ou talvez seja mais uma temporada no Bologna para Ferguson, já que o time de Thiago Motta conquistou a Serie A e está em um sensacional quarto lugar, o que lhe dará acesso ao futebol europeu na próxima temporada.

"Estou feliz em Bolonha. Foi uma decisão acertada confiar na recomendação de Aaron Hickey para assinar com o clube. No entanto, em algum momento não especificado no futuro, vejo-me na Premier League", diz o escocês de acordo com o The National.

Ferguson também revelou que consultou o compatriota Aaron Hickey, que passou duas temporadas no Bologna antes de se transferir para o Brentford, da primeira divisão inglesa, no verão de 2022.

No entanto, se a Juventus quiser contratar Ferguson, dificilmente será uma solução barata, porque com um contrato até 2027, possivelmente com a Liga dos Campeões no programa do Bolonha e um valor de mercado cada vez maior devido ao seu bom desempenho, o Bolonha provavelmente fará todo o possível para manter Ferguson, que desempenha um papel absolutamente fundamental com Thiago Motta.

"Dou sempre 10 em 10 a Ferguson, não só pelos golos importantes que marca, mas também porque é um guerreiro que define o padrão para os seus companheiros de equipa", disse Thiago Motta sobre Ferguson, de acordo com o Daily Record.

Até agora, o escocês de 24 anos marcou seis golos e deu quatro assistências em 30 jogos da Serie A. Juntamente com Joshua Zirkzee, ex-jogador do Bayern de Munique, ele se tornou conhecido na excelente equipa do Bologna.

Ainda não se sabe se Ferguson vai disputar a Liga dos Campeões com o Bologna após a pausa de verão, se vai para Turim para se juntar à Juventus ou se vai optar por voltar às Ilhas Britânicas e jogar na Premier League.

No entanto, se Ferguson se tornar uma coisa do passado na Itália, o meio-campista de 24 anos certamente poderá oferecer recomendações semelhantes às que o próprio Ferguson recebeu de Aaron Hickey para os compatriotas que pensam em se mudar para o país.