EUA sobrevivem ao Canadá e avançam para as meias-finais da Gold Cup (3-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
EUA sobrevivem ao Canadá e avançam para as meias-finais da Gold Cup (3-2)
Os jogadores dos EUA comemoram a vitória
Os jogadores dos EUA comemoram a vitóriaAFP
A equipa de Gregg Berhalter venceu num dramático desempate por pontapés da marca dos 11 metros, uma vitória que valeu bem o bilhete para a penúltima ronda de um torneio que venceu há dois anos.

Os Estados Unidos, campeões em 2021, enfrentarão o Panamá nas meias-finais na quarta-feira, no Estádio Snapdragon, em San Diego, Califórnia. No mesmo dia, México e Jamaica disputarão a outra vaga para a final no Estádio Allegiant, em Las Vegas, Nevada.

O guarda-redes Matt Turner, um dos poucos titulares dos EUA neste torneio, foi o herói do jogo contra o Canadá em Cincinnati, Ohio, defendendo dois pontapés de penálti na decisão por pontapés da marca de grande penalidade, que terminou com um final louco.

O jogo no Estádio TQL, que tinha estado praticamente sem golos, entrou em ebulição depois de a equipa da casa ter assumido a liderança aos 88 minutos com um golo do suplente Brandon Vazquez.

O atacante do FC Cincinnati, que também tem nacionalidade mexicana, cabeceou para o fundo da área após cruzamento certeiro de DeJuan Jones. Mas enquanto as bancadas comemoravam o apuramento, o canadiano Steven Vitória empatou aos 93 minutos, num penálti cometido por Miles Robinson.

Vitória importante para os EUA
Vitória importante para os EUAAFP

No prolongamento, o Canadá passou para a frente aos 109 minutos num grande esforço individual de Jacob Shaffelburg, mas a sorte sorriu à equipa da casa aos 114 minutos, quando o canadiano Scott Kennedy marcou na própria baliza após um ressalto do guarda-redes.

Na disputa de pontapés de 11 metros, o guarda-redes do Arsenal, Matt Turner, defendeu os dois primeiros remates canadianos, de Steven Vitoria e Liam Fraser. Brandon Vazquez falhou um dos golos dos Estados Unidos, mas Charles-Andreas Brym selou a qualificação da equipa da casa ao atirar a quinta bola à trave.

O Canadá, que não contou com o atacante Alphonso Davies (Bayern de Munique), não se conseguiu vingar da derrota sofrida em junho para os EUA na final da Liga das Nações da CONCACAF.

Guatemala é eliminada

No primeiro confronto do dia no Estádio TQL, a Jamaica derrotou por 1-0 a Guatemala, até então a grande surpresa do torneio.

O lateral-esquerdo Amari'í Bell marcou o único golo aos 51 minutos, recuperando a bola sozinho fora da área após um erro da defesa guatemala e batendo o guarda-redes Nicholas Hagen.

Guatemala despede-se da Gold Cup
Guatemala despede-se da Gold CupAFP

A seleção centro-americana foi com tudo em busca do empate, mas o guarda-redes Andre Blake, do Reggae Boyz, não deu chances aos comandados de Luis Fernando Tena.

A Guatemala foi eliminada da sua primeira Gold Cup, na qual terminou em primeiro lugar na fase de grupos.

"No geral, fizemos um bom torneio e um bom jogo hoje, mas fica a sensação de que talvez pudéssemos ter feito mais hoje", lamentou Tena. "Foi uma questão de finalização, de golo. Num jogo que podia ser de qualquer maneira, desta vez tivemos de perder".

"É uma sensação maravilhosa estar nas meias-finais, mas não queremos ficar por aqui, vamos tentar ganhar o torneio", disse o goleador jamaicano Amari'i Bell.

"Contra o México será um jogo difícil. Jogámos contra eles em março e foi um jogo renhido. Temos de estar confiantes de que podemos vencer", enfatizou o defensor do Luton Town.