Jogo grande no recomeço da Bundesliga: Campeão Bayern visita o vencedor da Taça Leipzig

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jogo grande no recomeço da Bundesliga: Campeão Bayern visita o vencedor da Taça Leipzig
Jogo grande no recomeço da Bundesliga: Campeão Bayern visita o vencedor da Taça Leipzig
Jogo grande no recomeço da Bundesliga: Campeão Bayern visita o vencedor da Taça LeipzigProfimedia
A Bundesliga dá início ao novo ano com jogo grande. Os atuais campeões e líderes do campeonato viajam para ao terreno dos vencedores da Taça da Alemanha do ano passado e atual terceiro classificado.

Posição de partida

Na sexta-feira à noite, acaba a espera: O Leipzig dá as boas-vindas ao Bayern de Munique no início da segunda volta época. Na 16.ª jornada, as duas equipas com a melhor forma recente na Bundesliga, pelo menos se olharmos para os últimos dez jogos na Liga, vão defrontrar-se. Tanto o Bayern como o Leipzig amealharam 23 pontos nesses dez jogos. No entanto, o significado desta estatística é outra questão, já que a última partida competitiva das duas equipas foi há mais de dois meses.

Se nos mantivermos fiéis aos números, a equipa com melhor registo caseiro (Leipzig, 19 pontos) encontra a equipa com mais pontos amealhados fora (Bayern, 17 pontos). O Leipzig ainda está invicto em casa, com seis vitórias e um empate na Red Bull Arena. Do ponto de vista do Leipzig, a melhor das hipóteses é que isso não mude, porque o terceiro classificado está já a seis pontos de distância dos campeões. Portanto, não podem realmente permitir uma derrota nesta batalha pelo campeonato. Especialmente porque os concorrentes para os lugares da Liga dos Campeões estão à espreita: Frankfurt, Union Berlin e Borussia Dortmund podem ultrapassar os leipzigers em caso de desaire.

Bayern e o problema de guarda-redes

O Bayern é naturalmente o favorito e, claro, adorariam afastar-se dos adversários na frente. Olhando para o historial contra o Leipzig, isso parece bastante realista: ganharam sete dos 12 jogos para a Bundesliga, só uma vez os touros de Leipzig saíram vitoriosos. Esse triunfo foi, claro, em casa. Na vitória por 2-1 sobre o Bayern em Março de 2018, Naby Keita e um certo Timo Werner, que desde então regressou à Saxónia após uma experiência no Chelsea, fizeram os golos dos anfitirões.

Nessa derrota, Sven Ulreich aguentou o que pôde na baliza do Bayern, com Manuel Neuer ausente por lesão, como está atualmente. Ainda não é claro se Ulreich vai jogar novamente contra o Leipzig. Yann Sommer, que chegou do Monchengladbach, pode ser a aposta entre os postes. Segundo Nagelsmann, o período de habituação para o suíço deve “demorar 15 minutos”.

Para além de Neuer, outros titulares do Bayern, Sadio Mané, Lucas Hernández e Mazraoui estão também de fora, e particularmente a defesa tem poucas opções. Hasan Salihamidzic, diretor desportivo, reagiu em janeiro e assinou sem mais demoras Daley Blind, uma arma defensiva multifunções.

O último jogo de preparação entre foi um 4-4 com o Salzburgo, mas não forneceu muita informação sobre a forma atual do Bayern. Após um estágio em Doha, as estrelas do Bayern ficaram sem energia. O puzzle não ficou completo porque não havia fôlego suficiente para 90 minutos.

No entanto, o Bayern será definitivamente uma força a ter em conta, a fome de sucesso dos jogadores alemães que participaram no Campeonato do Mundo é enorme, de acordo com Joshua Kimmich. Os jogadores bávaros levam a peito os grandes jogos do campeonato e é neles que procuram afirmar-se. O ataque que gira em torno de Jamal Musiala marcou 49 golos em 15 jogos e vai querer continuar exatamente onde parou antes das férias de Inverno.

Leipzig sem matadores

A situação do Leipzig com a sua forma recente é semelhante à da equipa de Munique. Após o último teste contra a equipa checa Mlada Boleslav (4-0), o treinador Marco Rose declarou: "Foi decente, mas claro que pouco teve a ver com o Bayern". Contra os checos, Timo Werner atuou durante 50 minutos depois de ter rasgado um ligamento do tornozelo e coroou o regresso com um um golo.

No entanto, Werner não será provavelmente aposta de início contra o Bayern. David Raum também não deve começar contra os campeões, devido a problemas no tornozelo. No entanto, o internacional alemão poderia possivelmente saltar do banco como arma secreta.

Isto significa que o Leipzig não conta com quatro peças importantes - pelo menos no onze inicial. Para além dos dois jogadores mencionados e do guarda-redes Péter Gulácsi (ruptura do ligamento cruzado), Christopher Nkunku também continua lesionado. Após rasgar o ligamento lateral do joelho, o Leipzig ainda tem de esperar pelo seu melhor marcador (12 golos esta época).

Nkunku continua ausente das opções
Nkunku continua ausente das opçõesProfimedia

Contudo, o plantel do Leipzig ainda tem qualidade suficiente para compensar as ausências. O português André Silva, que marcou apenas dois golos na Bundesliga, mas marcou outros dois no teste com o Eintracht Frankfurt (2-4), no início de janeiro, deve ser aposta inicial.

O jogo contra o Bayern será explosivo para Konrad Laimer. As negociações finais estão em curso, mesmo a tempo do jogo que opõe saxões e os bávaros sobre a transferência do verão que se tem prolongado. Na altura do pontapé de saída, a transferência pode já estar finalizada.

A nossa conclusão

Previsão Flashscore: duas das melhores equipas da Liga vão enfrentar-se, mas cada uma não vai poder contar com jogadores que fazem a diferença. Sem os dois melhores marcadores Nkunku (12 golos) e Werner (4 golos), o ataque do Leipzig parece demasiado dócil para superar a defesa remendada do Bayern (Neuer, Hernández, Mazraoui). Já os bávaros devem marcar contra o Leipzig, apesar da ausência de Mané, visto que o ataque de Munique é muito forte.