Marrocos vence Canadá (2-1) e garante oitavos de final do Mundial-2022

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marrocos vence Canadá (2-1) e garante oitavos de final do Mundial-2022
Atualizado
Golos de Ziyech e En Nesyri valeram a Marrocos o triunfo e a passagem aos oitavos de final do Mundial-2022
Golos de Ziyech e En Nesyri valeram a Marrocos o triunfo e a passagem aos oitavos de final do Mundial-2022Opta by Stats Perform, AFP
Seleção africana cumpriu com o que lhe era devido, bateu o Canadá e beneficiou do empate entre Croácia e Bélgica para terminar em primeiro lugar do grupo F. Domínio da primeira parte contrastou com o nervosismo demonstrado na segunda metade.

Canadá e Marrocos chegaram ao estádio Al Thumama com objetivos distintos. Enquanto o conjunto europeu tinha já confirmada a eliminação, a formação africana sonhava ainda com a qualificação para os oitavos de final do Mundial-2022, sabendo que, para isso, teria de pelo menos empatar o jogo ou, no caso de o perder, esperar que a Bélgica não ganhasse. No pior cenário, uma derrota por quatro golos e um empate dos belgas significaria também o afastamento dos marroquinos.

Do lado canadiano, o selecionador John Herdman lançou Sam Adekugbe, Mark-Anthony Kaye, Jonathan Osorio e Junior Hoilett para os lugares de Richie Laryea, Stephen Eustáquio - o médio do FC Porto saiu lesionado no duelo diante da Croácia e não constou na ficha de jogo -, Atiba Hutchinson e Jonathan David.

Walid Regragui, por seu lado, confiou a titularidade a Yassine Bono e Abdelhamid Sabiri, abdicando de Munir Mohamedi e Selim Amallah.

Os onzes de Canadá e Marrocos
Os onzes de Canadá e MarrocosFlashscore

Esperava-se que Marrocos entrasse mais pressionante, mas o início de jogo terá sido melhor do que a própria seleção imaginava. Com apenas três minutos jogados, Steven Vitória atrasou a bola de forma pouco eficiente para Milan Borjan e o guarda-redes, ao tentar sair a jogar, deixou-a escapar para o pé esquerdo de Hakim Ziyech, que, desde meia distância mas com a baliza aberta, inaugurou o marcador.

Ziyech a festejar com En-Nesyri
Ziyech a festejar com En-NesyriAFP

Estava dado o primeiro passo - e talvez o mais difícil - da missão dos marroquinos, que pareciam com capacidade para controlar os destinos do encontro.

A primeira investida do Canadá surgiu à passagem do quarto de hora, mas Sabiri chegou ligeiramente atrasado a um excelente cruzamento de Sofiane Boufal, falhando por pouco o desvio. 

Não marcou a seleção europeia, voltou a festejar a africana. Com 23 minutos cravados, Achraf Hakimi lançou Youssef En Nesyri com uma bola longa, colocada nas costas da defesa contrária, e o avançado, com um forte remate, ampliou a vantagem, tornando-se no primeiro jogador marroquino a marcar em duas fases finais diferentes do Campeonato do Mundo

En Nesyri aumentou a vantagem de Marrocos
En Nesyri aumentou a vantagem de MarrocosAFP

O lado direito do ataque de Marrocos ia causando estragos e, pouco depois, o lateral do Paris Saint-Germain teve nova investida, cruzou para Boufal, que assistiu Sabiri, mas o médio viu o remate travado por um defesa contrário.

Num jogo intenso, a resposta canadiana chegou com golo. Adekugbe, pela esquerda, ganhou posição, colocou a bola em zona perigosa da área contrária e Nayef Aguerd, ao tentar cortar, acabou por desviá-la para a própria baliza, enganando Bono. Este foi o segundo golo do Canadá em fases finais de Mundiais (o primeiro foi contra a Croácia) e, simultaneamente, o primeiro sofrido por Marrocos no Mundial-2022, no Catar.

Até ao descanso, nota para mais um tento... que não contou. En Nesyri, com um remate de primeira após livre lateral, voltou a celebrar, mas o lance acabou invlidado por fora de jogo posicional de Aguerd, que influenciou a ação do guarda-redes contrário.

Estatísticas ao intervalo comprovavam a capacidade ofensiva de Marrocos
Estatísticas ao intervalo comprovavam a capacidade ofensiva de MarrocosOpta by Stats Perform

Com a ambição de deixar boa imagem, o Canadá surgiu sem alterações, mas renovado para a segunda parte. O primeiro sinal chegou por volta dos 55 minutos, num livre lateral que por pouco não encontrou o desvio vitorioso, ao qual se seguiu uma investida de Alphonso Davies, que atirou ao lado após cruzamento bem medido de Hoilett.

Com maior afoito no processo ofensivo, a formação europeia foi apertando o cerco à área adversária e a 20 minutos do fim ficou a milímetros do golo do empate. Depois de canto cobrado pela direita do ataque, Hutchinson, que entrara pouco antes, saltou mais do que toda a defesa e cabeceou à trave, com a bola a ressltar para a linha de golo. Na recarga, Steven Vitória também tentou a sua sorte, mas falhou o alvo.

Apesar do contexto favorável, Marrocos demonstrava nervosismo e incapacidade para chegar ao último terço, exceção feita a uma investida de Sofyan Amrabat, que procurou lançar Abderrazak Hamdallah, mas sem consequência.

Minutos depois, Bono ainda causou um calafrio aos adeptos marroquinos, ao dominar de peito, no limite da grande área, antes de agarrar uma bola colocada em profundidade.

Nos minutos finais, o Canadá ainda procurou a igualdade, mas Marrocos soube sofrer e controlar as investidas adversárias, celebrando, no final, o primeiro lugar no grupo F e o acesso aos oitavos de final do Mundial-2022.

Estatísticas finais do duelo entre Canadá e Marrocos
Estatísticas finais do duelo entre Canadá e MarrocosOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Youssef En Nesyri (Canadá).

Youssef En Nesyri marcou um dos golos de Marrocos
Youssef En Nesyri marcou um dos golos de MarrocosOpta by Stats Perform, AFP