Marselha-PSG: clássico francês apimenta os oitavos da Taça de França

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marselha-PSG: clássico francês apimenta os oitavos da Taça de França

Marselha-PSG: clássico francês apimenta os oitavos da Taça de França
Marselha-PSG: clássico francês apimenta os oitavos da Taça de FrançaAFP
Dada a forma, o calendário e as ausências, o Marselha tem a oportunidade de acabar com a maldição em clássicos esta quarta-feira, no confronto com o PSG. Este jogo é o principal foco de mais uma eliminatória da Taça de França.

Na história recente, o domínio dos homens da capital tem sido implacável, com o Marselha a contar apenas com um triunfo nos últimos 26 jogos entre os dois gigantes do futebol francês.

Este domínio estende-se à Taça de França, onde o PSG eliminou o adversário em dez das onze vezes que se encontraram na competição a eliminar. O primeiro embate entre os dois clubes aconteceu em 1975.

Antes do último fim-de-semana, o Marselha de Igor Tudor vinha numa série positiva, tendo ganho nove dos últimos dez jogos na Ligue 1, enquanto o PSG tinha conquistado apenas sete os 15 pontos em disputa em 2023, vendo a diferença na classificação cair para cinco pontos, o que levou os adeptos marselheses a sonharem com a luta pelo título.

Uma vitória nos últimos 26 jogos

A derrota de domingo (3-1) contra o Nice no dérbi regional foi difícil de engolir para os adeptos. Ainda assim, a massa associativa estará de volta ao estádio esta quarta-feira.

Em sentido inverso, o PSG parece ter recuperado com duas vitórias consecutivas na Ligue 1, numa fase em que se aproxima o jogo dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique. Ainda assim, esse pode ser o principal problema dos parisienses, já que a obsessão pela Champions está a levá-los a "descartar" a Taça.

O conjunto da capital estará ainda sem Kylian Mbappé, que tem uma lesão na coxa. Já Neymar estará de volta.

A última vitória de Marselha num clássico aconteceu em setembro de 2020 (1-0), num Parc des Princes vazio por causa da pandemia. A última vitória no Vélodrome remonta a 2011 (3-0).

Para além do clássico, serão jogados outros quatro jogos entre emblemas da Ligue 1: Lyon-Lille, Toulouse-Reims e Angers-Nantes na quarta-feira, e Lorient-Lens na quinta-feira. O confronto entre Paris FC e Annecy garantirá que pelo menos uma equipa da Ligue 2 estará nos quartos-de-final, enquanto o Rodez procurará superar o Auxerre. O surpreendente Vierzon, da quarta divisão, vai tentar manter vivo o sonho contra o Grenoble.

Jogos dos oitavos:

Quarta-feiraLyon (L1) - Lille (L1)Toulouse (L1) - Reims (L1)Vierzon (D4) - Grenoble (L2)Auxerre (L1) - Rodez (L2)Paris FC (L2) - Annecy (L2)Angers (L1) - Nantes (L1)Marselha (L1) - Paris SG (L1)

Quinta-feiraLorient (L1) - Lens (L1)