Morten Hjulmand após discussão com Xhaka: "O temperamento faz parte do meu jogo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Morten Hjulmand após discussão com Xhaka: "O temperamento faz parte do meu jogo"
Hjulmand envolveu-se numa troca de mimos com Xhaka
Hjulmand envolveu-se numa troca de mimos com XhakaLiselotte Sabroe/Ritzau Scanpix
O médio Morten Hjulmand entrou aos 60 minutos para dar um novo impulso à Dinamarca num jogo de preparação sem brilho diante da Suíça, que acabou com um nulo. Em menos de dez minutos, o leão envolveu-se numa discussão com o capitão suíço Granit Xhaka

O incidente deve ser visto como uma expressão da ambição de Hjulmand e da sua vontade de se exibir perante o selecionador nacional, pelo menos foi o que disse este domingo, no estágio da equipa em Helsingør.

"Alguns ânimos exaltam-se durante um jogo, e é assim que as coisas são. Faz parte do meu tipo de jogador, que entra com alguma energia. Tenho muito poucos jogos internacionais e tenho de provar que devo ser titular na seleção dinamarquesa. Tenho o desejo de fazer parte desta equipa e de conseguir um lugar permanente. Quero provar ao selecionador que devo ser titular".

"Tenho de entrar com energia e agressividade, e isso não é algo que vá mudar. Isso sempre fez parte do meu jogo", diz o médio de 24 anos.

Admitiu ainda que sempre jogou com um grande temperamento em campo.

"Sou um jogador temperamental, mas também tenho as coisas sob controlo. Demonstrei isso nos muitos jogos profissionais que disputei. Já tive muitos cartões amarelos, mas controlo-me bem. É importante que eu não perca a cabeça. Não o fiz e não o vou fazer. Tive muitas discussões com os meus treinadores das camadas jovens sobre o meu temperamento, mas eles também disseram que era algo que nunca me tirariam. Mas ensinaram-me a gerir o meu temperamento", afirmou.

Após a partida, Granit Xhaka disse que o dinamarquês foi desrespeitoso. Hjulmand preferiu deixar a polémica em campo, porque não era nada de especial. Em vez disso, o incidente foi ridicularizado na concentração da seleção dinamarquesa, disse.

O selecionador dinamarquês, Kasper Hjulmand, está satisfeito com a marca do jogador do Sporting em campo e não teme que o temperamento possa prejudicar a equipa nacional.

"Pensava que tinha metido o Christian Poulsen", brincou. "É bom ver a ignição, desde que não ultrapasse os limites. Há um limite, um cartão vermelho estúpido é inútil, mas não era isso que ia acontecer. Morten sempre jogou assim. O Morten adora o jogo e adora estar ali. Parecia fresco, com os pés leves. Ele quer participar o máximo possível", diz Kasper Hjulmand.

O treinador vê uma evolução positiva no médio depois de, no ano passado, se ter transferido do Lecce, da Serie A, para o Sporting.

"Melhorou claramente o seu jogo com bola após a mudança do Lecce para o Sporting, juntando-se a uma equipa de topo que tem muito mais bola. Mas não se esqueceu de como defender e continua a dar o máximo nos duelos. Vi nos treinos que ele quer estar ali. É bom ver que ele está a esforçar-se um pouco mais", apontou Kasper Hjulmand.

Morten Hjulmand disputou quatro jogos pela seleção principal da Dinamarca. Apesar do seu apelido, não existe qualquer ligação familiar entre o jogador e o selecionador.