O primeiro treino não respondeu à questão de quem tem o melhor carro este ano. Apenas a McLaren, a RB Honda RBPT e a Kick Sauber Ferrari estavam a correr com o composto macio. As outras equipas rodaram com pneus médios.
"É tudo uma porcaria", disse Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) após a sua primeira volta, depois da qual assumiu a liderança com um tempo de 1:33.900 e, depois, fez a sua paragem. O seu tempo, após 15 minutos de treinos, foi batido por George Russell (Mercedes) com um tempo de 1:33.749. Max melhorou esse resultado na sua segunda tentativa e registou 1:33.535.
"Ainda está muito mau, a caixa de velocidades está a tremer muito", foi a mensagem do campeão do mundo à sua equipa, após a segunda volta de medição.
Oscar Piastri (McLaren) "arrancou" o melhor tempo de forma quase uniforme a meio do primeiro treino. No entanto, rodou com o "composto macio" e ultrapassou Max com um tempo de 1:33.113.
Lando Norris (McLaren) também saiu com o "composto macio" momentos depois. Conseguiu um resultado melhor do que o seu colega de equipa com 1:32.901. Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) conseguiu um tempo ligeiramente pior do que o da McLaren com os compostos macios.
Daniel Ricciardo (RB Honda RBPT) foi mais rápido do que a McLaren com um tempo de 1:32.869. Os quatro já não tinham conseguido melhorar os seus resultados e estavam no topo da tabela.
A 20 minutos do fim, Max Verstappen melhorou o seu tempo com o composto médio, mas perdeu 0,369s para Riccirado. O resultado do neerlandês, no entanto, foi apenas 0,013s melhor que o de Russell com os mesmos pneus e 0,030s melhor que Carles Leclerc (Ferrari).
No final dos treinos, o melhor tempo com o composto macio foi conseguido por Fernando Alonso (Aston Martin Aramco Mercedes), que ficou 0,045s à frente de Max. O atual campeão do mundo voltou a referir no final que havia um problema com a redução da caixa de velocidades.
A diferença de tempos entre Fernando Alonso, quinto colocado, e Lewis Hamilton (Mercedes), nono, foi de 0,109s. Neste grupo estavam Max Verstappen, George Russell e Charles Leclerc, o que pode ou não significar que a Red Bull não será uma força tão dominante no início da temporada de 2024.
O décimo lugar foi para Valtteri Bottas (Kick Sauber Ferrari), que, no entanto, conseguiu o seu tempo com pneus macios. Foi seguido por Carlos Sainz e Sergio Perez.
Os carros da Alpine Renault e da Haas Ferrari tiveram um mau desempenho, diminuindo a distância para as outras equipas.