A saída do chefe da Haas, Guenther Steiner, foi uma surpresa em janeiro, seguida do anúncio chocante da mudança de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari, em 2025, e da investigação da Red Bull à conduta do chefe de equipa, Christian Horner.
Charles Leclerc prolongou o seu contrato com a Ferrari, enquanto a McLaren assegurou Lando Norris para os próximos anos.
De seguida, analisamos os principais pontos de discussão do próximo ano.
Domínio da Red Bull
Os campeões tiveram a época mais dominante de sempre no ano passado, com 21 vitórias em 22 corridas e o triplo campeão mundial Max Verstappen a vencer 19 delas. Até que ponto a Red Bull vai estar à frente este ano e quando é que os rivais vão diminuir a diferença, se é que vão?
Investigação a Horner
Christian Horner negou as alegações contra si, que não foram reveladas, mas será que vai ficar ou sair da Red Bull? A saída do chefe de equipa mais antigo e um dos mais bem sucedidos seria sísmica e teria sérias implicações para os campeões.
Despedida de Hamilton
Lewis Hamilton, sete vezes campeão do mundo, está a começar a sua última época com a Mercedes, antes de vestir o fato vermelho da Ferrari durante pelo menos dois anos. Será que o piloto de 39 anos tomou a decisão correta? Será que consegue voltar a vencer com a Mercedes? Terá a Mercedes finalmente acertado após dois anos de dificuldades?
Temporada de silêncio
É provável que esta temporada se prolongue, com mais de metade da grelha sem contrato no final de 2024 e alguns lugares de topo disponíveis. Quem substitui Hamilton? Onde é que Carlos Sainz, da Ferrari, vai parar? Será que Daniel Ricciardo vai ocupar o lugar de Sergio Pérez na Red Bull? Será que Alex Albon, da Williams, está pronto para se mudar? Quem é que vai acabar por ficar sem lugar em 2025?
Fernando Alonso
O duplo campeão do mundo faz 43 anos em julho. Quanto tempo mais durará o espanhol? Será que o piloto mais experiente de todos os tempos conseguirá aumentar o seu palmarés de 32 vitórias? E onde estará a conduzir na próxima época?
Equipa B
A transformação da AlphaTauri em Visa Cash App RB também trouxe consigo uma nova liderança e laços mais estreitos com a equipa irmã, Red Bull Racing. Zak Brown, da McLaren, questionou o facto de a Red Bull ser proprietária de duas equipas e as vantagens que isso traz.
Burnout
Com 24 corridas pela frente, alguns membros da equipa, incluindo os mecânicos, podem sentir a tensão à medida que os meses passam. Espera-se que este seja um assunto cada vez mais discutido no panorama da Fórmula 1.
Corridas sprint
Um novo calendário para esta época, pelo que o sábado já não é um dia de sprint autónomo. A qualificação para a corrida de sprint é agora na sexta-feira e a corrida de 100 km no sábado de manhã, antes da qualificação para o Grande Prémio no final do dia.
FIA e F1
No ano passado, as relações entre os detentores dos direitos comerciais do desporto e o organismo dirigente foram, por vezes, conflituosas. Espera-se mais do mesmo em 2024.
Andretti
Recusada pela F1 como potencial 11.ª equipa para 2025, mas com uma porta aberta para 2028, a candidatura da Andretti Cadillac, apoiada pela General Motors, não está para desaparecer. Quais serão os próximos passos?
Primeira vitória
Será este o ano em que Lando Norris, da McLaren, conseguirá a sua primeira vitória, depois de seis segundos lugares em 2023? Ou será que vai conquistar o recorde de maior número de pódios sem vitória, um recorde que partilha com o alemão reformado Nick Heidfeld (13)?
Novos chefes e nomes
Ayao Komatsu assumiu a direção da Haas e Laurent Mekies a da RB. A Alfa Romeo, gerida pela Sauber, está agora a competir como Stake F1, onde as leis de apostas o permitem, ou com o nome alternativo de Kick. Espera-se que muitos adeptos se refiram a eles apenas como Sauber.