O britânico, um antigo piloto e campeão de karting que fundou a Hitech Grand Prix, competindo em várias séries de juniores, será o segundo chefe de equipa mais jovem da era moderna do campeonato.
Christian Horner, da Red Bull, que é atualmente o diretor há mais tempo no ativo, começou a trabalhar com os atuais campeões em janeiro de 2005, com 31 anos.
"É um prazer dar as boas-vindas a Oli à equipa e que se torne um dos mais jovens chefes de equipa que este desporto já viu", declarou Luca de Meo, diretor-executivo do Grupo Renault, em comunicado.
"Esta equipa está a ser construída para o sucesso futuro e isso é realçado pela nomeação de Oli para um cargo sénior. Estamos ansiosos por aproveitar o seu entusiasmo, energia e paixão pelas corridas e concretizar essa mentalidade em toda a equipa", acrescentou.
Oakes vai substituir Bruno Famin, que esteve no cargo durante um ano. O francês sucedeu a Otmar Szafnauer, que tinha substituído Laurent Rossi no comando da equipa em fevereiro de 2022. Rossi foi nomeado em janeiro de 2021, após a saída de Cyril Abiteboul.
A Alpine, que conquistou títulos como Benetton e Renault nas décadas de 1990 e 2000, tem tido dificuldades esta temporada, com apenas 11 pontos em 14 corridas. A equipa é oitava na classificação geral, depois de ter terminado em sexto lugar em 2023 e em quarto em 2022.
"Oli é altamente talentoso, com um grande histórico de liderança e sucesso nas corridas. A sua mudança para este cargo é um grande exemplo da força e da crença que temos na nossa equipa e nos jovens e futuros pilotos, e estou entusiasmado por trabalhar de perto com ele, com o objetivo conjunto de subir na grelha e ganhar corridas", disse o antigo chefe Flavio Briatore, agora conselheiro de De Meo.
Oakes afirmou que a equipa tem pessoas talentosas e excelentes recursos e está confiante "de que podemos conseguir muito em conjunto durante o resto desta época e a longo prazo. Estou ansioso por começar a trabalhar depois da pausa de verão".