Fórmula 1: Max faz pole e recorde na Arábia Saudita, Leclerc em segundo e Pérez em terceiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórmula 1: Max faz pole e recorde na Arábia Saudita, Leclerc em segundo e Pérez em terceiro
Verstappen bateu o recorde de pista
Verstappen bateu o recorde de pistaAFP
Max Verstappen não deixou margem para dúvidas e mais uma vez conquistou a pole position no circuito de Jeddah. Fernando Alonso foi magistral num Aston Martin que também teve um bom desempenho numa volta e vai arrancar em quarto, logo atrás de Leclerc e Checo Pérez. O estreante Bearman, substituto de Sainz na Ferrari, ficou fora da Q3 depois de vários erros na última tentativa.

Eis como se desenrolou a qualificação para o Grande Prémio da Arábia Saudita e como fizemos a contagem decrescente.

Q1

Não houve surpresas, com os dois Kick Sauber de Bottas e Zhou, os dois Alpine de Gasly e Ocon, e Sargeant a ficarem de fora.

Os favoritos não brincaram, dada a igualdade nos treinos livres, e temendo que algum imprevisto os deixasse sem hipóteses de competir. Foi por isso que efetuaram pelo menos uma volta para garantir um tempo e evitar complicações. Embora Piastri quase tenha ficado em sarilhos quando o seu McLaren bateu no muro. Os que tiveram de trabalhar mais foram os Mercedes, que começaram com pneus médios e tiveram de mudar imediatamente para pneus macios para evitarem ser eliminados.

Mas a pista continuou a melhorar e isso obrigou toda a gente, incluindo Verstappen, Leclerc e Alonso, que estavam nos três primeiros lugares após a primeira tentativa, a voltar com os pneus macios usados, por precaução. Outro conjunto de pneus novos teve de ser usado pelo estreante Bearman para garantir um lugar na Q2.

Q2

Antes de todos os pilotos saírem para a pista, o Haas de Hulkenberg ficou sem potência. Alguns, como Leclerc, foram arruinados por um conjunto de pneus macios, uma vez que foi apanhado, numa volta rápida, pelo aparecimento das bandeiras amarela e depois vermelha. O carro do alemão teve de ser retirado e a sessão teve de ser interrompida.

A 10 minutos do fim, os carros voltaram à pista. Verstappen, mais uma vez, foi o mais rápido, com Alonso apenas 44 milésimos atrás. O espanhol estava tão confortável que não fez uma segunda tentativa. O substituto de Sainz fez, mas Bearman pagou a inexperiência e foi eliminado ao lado de Albon, Magnussen, Ricciardo e Hulkenberg.

Q3

A emoção era grande para ver se a igualdade entre Verstappen e Alonso era real ou se o neerlandês estava a guardar algo na manga para o final. E logo no primeiro round, o piloto da Red Bull deixou claro que ainda não tinha arregaçado as mangas. O espanhol baixou de 1:28, mas Max estava mais de meio segundo à frente com o recorde da pista. Pelo meio, Checo Pérez, 0,335s atrás do seu companheiro de equipa.

Ainda havia a última tentativa. O neerlandês cometeu um erro no primeiro sector e desistiu da volta. Alonso esforçou-se ao máximo, ficou atrás de Hamilton para ganhar alguns centésimos e melhorou o seu tempo, mas não conseguiu bater Checo e Leclerc, que os ultrapassou quase no último minuto.