Presidente da FIA investigado por manipulação de corrida na Fórmula 1

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Presidente da FIA investigado por manipulação de corrida na Fórmula 1
Terá o presidente da FIA, Mohammed bin Sulayem, manipulado uma corrida?
Terá o presidente da FIA, Mohammed bin Sulayem, manipulado uma corrida?Profimedia
Segundo o canal de notícias britânico BBC, existem alegações de manipulação da corrida no Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023. As atenções centram-se no presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Mohammed bin Sulayem.

O oficial responsável pela conformidade (compliance officer), Paolo Basarri, terá enviado um relatório ao Comité de Ética da FIA, no qual aponta que bin Sulayem "esperava" que os comissários "retratassem uma decisão" . O contacto foi estabelecido entre bin Sulayem e o xeque Abdullah bin Hamas bin Isa Al Khalifa, vice-presidente da FIA para o Médio Oriente e Norte de África.

Em causa estava a penalização de 10 segundos aplicada a Fernando Alonso por não ter cumprido corretamente uma penalização de cinco segundos. A sanção foi aplicada pela primeira vez em 2023 e anulada pouco tempo depois. A vítima foi o piloto da Mercedes, George Russell, que terminou apenas em quarto lugar, em vez de terceiro.

FIA e Bin Sulayem mantêm-se em silêncio

Depois de os rumores terem sido conhecidos, a BBC pediu uma declaração à FIA e a bin Sulayem, mas não obteve resposta. No entanto, o canal de notícias aponta a relatos consistentes com fontes anónimas próximas da Fórmula 1 e da FIA.