Devemos acreditar na 33.ª vitória de Fernando Alonso na Fórmula 1 no GP da Catalunha?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Devemos acreditar na 33.ª vitória de Fernando Alonso na Fórmula 1 no GP da Catalunha?
Alonso cumprimenta os muitos fãs no GP de Espanha
Alonso cumprimenta os muitos fãs no GP de EspanhaAFP
Será Fernando Alonso capaz de sair por cima este fim de semana? É uma possibilidade real, se tivermos em conta todos os fatores. Parece ser rápido, como prova o desempenho na sexta-feira, quando esteve atento ao mesmo pequeno erro de Max Verstappen. Dez anos depois, pode estar de volta aos triunfos na Fórmula 1...

Apesar do sexto lugar no primeiro treino livre, acabou em segundo no seguinte. Fernando Alonso está a caminho de um fim de semana muito bom, em linha com os desempenhos anteriores. Acima de tudo, sente-se em casa no circuito da Catalunha. Como vimos na sexta-feira, o espanhol de 41 anos está a atrair mais público do que nunca.

"Não se pode parar o entusiasmo dos fãs, é impossível. No mundo em que vivemos, se há uma tendência e os adeptos a seguem, é melhor abraçá-la do que tentar pará-la", disse em conferência de imprensa na quinta-feira.

É o ídolo de toda uma nação e este caso demonstra-o na perfeição. Em Montmeló, a esperança de uma 33.ª vitória nunca foi tão grande. E isso é bastante lógico, dado o desempenho do piloto da Aston Martin. Alonso está a desfrutar de um novo fôlego e em busca de mais um sucesso... A comunhão com os adeptos será extraordinária este domingo, mas antes disso, há uma qualificação para fazer.

Pode contar com os seus adeptos para o levarem ao limite. Quase um segundo atrás de Verstappen no início da tarde de sexta-feira, "Nando" ficou a pouco menos de dois décimos de segundo do neerlandês ao final da tarde. A melhoria é interessante e pode fazer ainda melhor no sábado.

Em todo o caso, está consciente das expetativas dos adeptos e está pronto a responder na pista:"Sinto este apoio, esta energia positiva. Os adeptos na fan zone foram fantásticos! Espero dar um grande espetáculo para eles".

À espera de um fracasso da Red Bull...

O único problema é que só o seu talento não será suficiente. Desde o início da época, os Red Bulls têm estado no seu caminho. Quando Verstappen não está bem, é o seu companheiro de equipa, Sergio Pérez, que se destaca. Como resultado, o espanhol ainda não venceu, mas nunca terminou pior que o 4.º lugar!

Ninguém esperava esta consistência e Alonso não parece sequer estar a puxar demasiado pelo carro. Com cinco pódios, incluindo um 2.º lugar no Mónaco há uma semana, o piloto da Aston Martin está obviamente a alimentar ambições cada vez maiores.

O próximo passo é a vitória, mas a Red Bull é tão forte que é difícil imaginar Alonso a vencer de forma regular. De facto, se a equipa líder do Campeonato do Mundo é a melhor no papel, é necessariamente ainda melhor no Circuito da Catalunha, a pista de testes por excelência.

Como vimos na sexta-feira, o bicampeão do mundo voou sobre a pista e, se fizer o mesmo no sábado, é difícil imaginar outro piloto na pole que não o neerlandês.

Na corrida, é provável que também tenha um ritmo infernal. Fernando Alonso vai rezar para que o seu rival sofra uma avaria mecânica em pista, caso contrário não terá certamente qualquer hipótese de lutar pela vitória. Quando se tem uma vantagem de cinco ou seis décimos por volta, graças à velocidade tanto nas curvas como nas retas, é-se intocável. Mas a chuva pode baralhar as cartas este fim de semana.

Aconteça o que acontecer, não há dúvida de que o touro das Astúrias vai dar tudo por tudo para fazer as delícias dos seus fãs nas bancadas. Dez anos após a sua vitória neste circuito ao volante de um Ferrari, a história seria belíssima.