O suspeito do costume: Benfica vence Famalicão (2-0) com bis de Gonçalo Ramos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O suspeito do costume: Benfica vence Famalicão (2-0) com bis de Gonçalo Ramos
Atualizado
Gonçalo Ramos bisou no Estádio da Luz e isolou-se como melhor marcador da Liga
Gonçalo Ramos bisou no Estádio da Luz e isolou-se como melhor marcador da LigaOpta by Stats Perform/AFP
O Benfica venceu esta sexta-feira o Famalicão, por 2-0, na 23.ª jornada do campeonato, no Estádio da Luz. Gonçalo Ramos, com dois golos, aos 36' e aos 90+3', foi a figura da partida, isolando-se como melhor marcador da Liga, ao mesmo tempo que os encarnados, à condição, passam a ter onze pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto.

Recorde as incidências do jogo

Roger Schmidt, ausente do banco devido a castigo, fez apenas uma alteração no onze inicial, por imposição, perante a lesão de Gonçalo Guedes, com o regresso de Rafa Silva à titularidade.

Do lado do Famalicão, João Pedro Sousa mudou dois jogadores em relação à equipa que venceu o Portimonense, com Sanca e Pablo nos lugares de Dobre e Denilson Jr.

Onzes iniciais de Benfica e Famalicão
Onzes iniciais de Benfica e FamalicãoFlashscore

Quando ao jogo, logo aos sete minutos Grimaldo dispôs de uma ocasião, de livre, a castigar falta de Riccieli sobre Gonçalo Ramos, mas o remate do lateral-esquerdo, forte mas rasteiro, desviou na barreira e deu canto.

Ainda antes do quarto de hora, aos 13', Rafa Silva, em trabalho individual, rematou novamente rasteiro, fácil para Luiz Júnior, antes do Famalicão registar dois remates, ambos sem perigo para Vlachodimos, aliviando a pressão encarnada.

Aos 22 minutos, sim, o primeiro real aviso dos visitantes, numa excelente iniciativa de Sanca, pelo flanco direito, a fletir para o meio e a rematar cruzado, com a bola a rasar o poste da baliza do Benfica.

Responderam os encarnados, aos 28 minutos, por Gonçalo Ramos, já na área, pela esquerda, com um remate cruzado que passou em frente à baliza de Luiz Júnior, sem ninguém para a emenda, acabando por sair pela linha lateral, do lado contrário.

Aos 35 minutos, cruzamento de Grimaldo para David Neres, em zona frontal, rematar desenquadrado, de pé esquerdo.

No minuto seguinte, o primeiro golo do Benfica: uma vez mais Grimaldo, desta vez lançado por Otamendi, a cruzar, Riccieli a devolver e, na insistência, o lateral-esquerdo espanhol a assistir Gonçalo Ramos, que surgiu ao primeiro poste para desviar e colocar o Benfica em vantagem. 

O Famalicão reagiu de imediato, por Colombatto, desta vez num duelo aéreo, que António Silva primeiro, e Otamendi depois, já na dividida com Pablo, acabaram por resolver, face à hesitação de Vlachodimos. Aos 40', nova tentativa, desta vez de Pablo, de longe, a passar ao lado da baliza dos encarnados.

Dados estatísticos da primeira parte
Dados estatísticos da primeira parteOpta by Stats Perform

Mais 2-0 que 1-1

Para a segunda parte João Pedro Sousa tirou o capitão Riccieli, que esteve envolvido no golo inaugural do Benfica e que protagonizou um choque de cabeças com Otamendi, e lançou o lateral-direito Aguirregabiria.

A primeira ocasião pertenceu, porém, ao Benfica, logo aos 48 minutos, com um remate cruzado de Grimaldo a rasar o poste da baliza de Luiz Júnior.

Aos 52 minutos foi a vez de David Neres que, depois de sentar Colombatto, em zona frontal, rematou de pé esquerdo, com a bola novamente a rasar o poste da baliza do Famalicão.

Aos 54' foi a vez do Famalicão responder, com um bom cruzamento de Moura mas melhor corte, ainda, de Otamendi, antecipando-se a Pablo. Aos 59' nova tentativa de Grimaldo, à entrada da área, desta vez por cima da baliza de Luiz Júnior.

Aos 68 minutos, num jogo com ritmo bem mais baixo que no primeiro tempo, foi Gonçalo Ramos, de meia distância, a criar perigo, obrigando a bela intervenção de Luiz Júnior, desviando para canto. Na sequência da bola parada, Grimaldo surgiu à entrada da área, serviu Rafa e o avançado, de cabeça, atirou à barra da baliza do Famalicão.

Risco calculado

Aos 71 minutos, depois do Benfica - e Otamendi, sobretudo, vendo mesmo o cartão amarelo - protestar um eventual penálti por mão na bola de Ivo Rodrigues, João Pedro Sousa fez mais três substituições, lançando Gustavo Sá no lugar de Sanca, David Tavares, ex-Benfica, no lugar de Colombatto, e Denilson Júnior na vaga de Pablo.

Perante a desvantagem mínima, o Famalicão arriscou um pouco mais para os últimos vinte minutos, subiu uns bons metros mas nunca conseguiu incomodar Vlachodimos, sobretudo perante a organização e temporização do Benfica, que aos 83 minutos refrescou e alargou o ataque, colocando Musa no lugar de Rafa. Nem um minuto depois, servido por Gonçalo Ramos, Musa ficou perto do golo mas num lance anulado por fora de jogo.

Aos 84 minutos, no primeiro remate do Famalicão na segunda parte, Denilson Júnior, de muito longe, atirou desenquadrado com a baliza dos encarnados.

Aos 87 minutos, o jovem João Neves substituiu David Neres, enquanto do lado do Famalicão, na derradeira alteração, foi lançado Kadile no lugar de Iván Jaime.

Em cima dos 90', aproveitando um ressalto, Musa voltou a testar a pontaria, num remate de meia distância, com a bola a passar bem perto da baliza de Luiz Júnior.

Aos 90+3', no penúltimo dos quatro golos de compensação, e na ressaca de uma jogada do jovem João Neves, Grimaldo atirou de meia distância, Luiz Júnior defendeu para a frente e Gonçalo Ramos, astuto, surgiu para a recarga, fazendo o 2-0 e bisando na partida.

Com este resultado o Benfica alarga a vantagem, ainda que à condição, na liderança, agora com mais 11 pontos que o FC Porto, que só joga este sábado. Já o Famalicão mantém o 10.º lugar, com 27 pontos, mas pode ser atropelado pelo comboio das equipas com 26 pontos, nomeadamente Vizela, Portimonense, Chaves e Gil Vicente.

Homem do jogo Flashscore: Gonçalo Ramos (Benfica)

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform