Peace Race 2023: "Jeseníky mostra a força de todos os ciclistas", diz Leopold König

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Peace Race 2023: "Jeseníky mostra a força de todos os ciclistas", diz Leopold König
Final da Corrida da Paz em 2022
Final da Corrida da Paz em 2022Barbora Reichová/Czech Tour
As estrelas de ciclismo do amanhã, os melhores ciclistas checos e as subidas mais duras do país, comparáveis à altitude dos Alpes. Será assim a Peace Race (Corrida da Paz, em português), destinada a corredores sub-23, deste ano, que terá lugar de 8 a 11 de junho nas montanhas de Jeseníky.

No passado, participaram no evento grandes ciclistas como o vencedor da Volta a França Tadej Pogačar, da Eslovénia, o bicampeão do mundo Julian Alaphilippe, de França, e o recente vencedor de uma etapa do Giro, Filippo Zana, de Itália, e é de esperar que as 21 seleções nacionais de todo o mundo também incluam alguns dos melhores talentos.

"Estamos a preparar corridas que figuram regularmente nos calendários dos melhores ciclistas e equipas do mundo, estamos a preparar etapas atrativas e desafiantes e estamos a concentrar-nos na segurança. Queremos limitar o mais possível a vida na região através de encerramentos e equilibrá-la com um espetáculo atrativo. É claro que vamos limpar tudo e não deixar nenhuma sujidade nas estradas", afirmou o diretor da corrida, Leopold König.

Este ano, as estrelas em ascensão do pelotão terão de percorrer um total de 420 quilómetros, durante os quais subirão 7.560 metros. A etapa rainha foi modificada em relação à edição do ano passado, com os jovens a percorrerem Dlouhé stráně, a 10 de junho, e depois a chegarem a Červenohorské sedlo. "Jeseníky mostra a força de todos os ciclistas. Podemos dizer, sem exagero, que esta é uma corrida comparável às que se realizam algures nos Pirinéus ou nos Alpes", sublinha König.

A fim de reforçar a segurança da Peace Race, König convidou o sul-africano Robert Hunter, nove vezes participante na Volta a França e também responsável pela segurança da Volta a Suíça, para se juntar à equipa organizadora. "A organização de uma Volta é uma rotina para ele. Para a qualidade e a segurança da corrida, trabalhar com estes especialistas é a melhor solução", está convencido König.

Allwyn é o parceiro geral da corrida. "Estamos muito ansiosos pela Corrida da Paz. Terá lugar na magnífica paisagem das montanhas Jeseníky, com a participação de 22 seleções nacionais de todo o mundo. Tem uma história rica e é justamente considerada como um dos eventos de ciclismo mais prestigiados do mundo. Acreditamos no seu poder de mudar vidas e inspirar os indivíduos a atingirem o seu potencial. Tal como as outras etapas da Taça das Nações, apoia os melhores talentos do ciclismo, dando a muitos deles a oportunidade de mostrarem as suas capacidades e perseguirem os seus sonhos", afirmou Pavel Turek, diretor da Marca Global, Comunicações Empresariais e Responsabilidade Social das Empresas.

A Corrida pela Paz faz parte da Taça das Nações, que é a categoria mais elevada do mundo para ciclistas com menos de 23 anos. Inclui também corridas por etapas na Polónia, Eslováquia, Hungria e França. O programa de acompanhamento inclui uma exposição de fotografias da Corrida pela Paz, bem como da Volta à República Checa, da Volta a França e do Giro de Itália. Fotógrafos desportivos de renome, liderados por Markéta Navrátilová, que já fotografou 25 edições da Volta à França, irão expor o seu trabalho na Bořislavka, em Praga. As imagens estarão expostas desde o final de junho até agosto, com as receitas a reverterem a favor das crianças desfavorecidas da Fundação Olímpica Checa.

Final da Corrida da Paz em 2022
Final da Corrida da Paz em 2022Barbora Reichová/Czech Tour

Últimos vencedores da Corrida da Paz:

2022 - Lennert Van Eetvelt, Bélgica - Lotto Dstny,

2021 - Filippo Zana, Itália - Jayco AlUla,

2020 - cancelada

2019 - Andreas Leknessund, Noruega - DSM,

2018 - Tadej Pogačar, Eslovénia - Emirados Árabes Unidos

Corrida da Paz 2023 - Grande Prémio de Jeseníky :

Prólogo - 8 de junho: Jeseník - Jeseník (3,1 km)

Etapa 1 - 9 de junho: Jeseník - Rýmařov (121,9 km/2.047 metros de desnível)

Etapa 2 - 10 de junho: Bruntál - Červenohorské sedlo (129,1 km/2.809 metros de desnível)

Etapa 3 - 11 de junho: Jeseník - Jeseník (166,1 km/2.682 metros de desnível)