Portugal vence na Polónia e assegura meias-finais do Championship de râguebi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Portugal vence na Polónia e assegura meias-finais do Championship de râguebi
O vencedor do grupo será decidido em 19 de fevereiro
O vencedor do grupo será decidido em 19 de fevereiroFacebook/FPR
A seleção portuguesa de râguebi venceu este sábado na Polónia por 65-3, com 11 ensaios que asseguraram facilmente o ponto de bónus ofensivo, resultado que garantiu a qualificação para as meias-finais do Europe Championship 2023.

Recorde aqui as incidências do jogo

Uma formalidade cumprida em duas jornadas no Grupo B, cujo vencedor será decidido em 19 de fevereiro, no Estádio do Restelo, quando os lobos receberem a Roménia para decidir quem jogará as meias-finais em casa com o segundo classificado do Grupo A.

Num encontro onde os dois pontas portugueses foram absolutamente demolidores, com um póquer de ensaios cada, Rodrigo Marta (14, 42, 47 e 79 minutos) e Vincent Pinto (20, 49, 65, 69), a Rugby Europe elegeu Mike Tadjer como homem do jogo.

O talonador do Perpignan foi o responsável pela consistência do pack avançado e a seleção ressentiu-se da sua saída, especialmente nos alinhamentos com introdução portuguesa, ficando a dever a si mesma mais alguns ensaios e uma diferença ainda maior no marcador.

O selecionador de Portugal, Patrice Lagisquet, afirmou antes do encontro que os lobos tinham de ir a Gdynia mostrar que estão noutro nível e Samuel Marques (02) apontou o caminho com o primeiro ensaio.

Os toques de meta sucederam-se a partir desse momento e, para além do médio de formação e dos póqueres de Marta e Pinto, também Jerónimo Portela (28) e Mike Tadjer (38) deixaram a sua marca no encontro.

Portugal conseguiu, desta forma, um resultado melhor do que a Roménia (67-27) frente ao mesmo rival e obriga o adversário da próxima semana a vencer este sábado a Bélgica por pelo menos 60 pontos, se quiser chegar a Lisboa em vantagem no goal average.

Uma tarefa que podia ser ainda mais complicada para os carvalhos se os lobos tivessem mantido sempre o mesmo ritmo ofensivo na Polónia e não tivessem entrado, entre os 49 e os 65 minutos, no jogo quezilento e de constantes paragens, que convinha aos polacos, sem somar qualquer ponto.

Mais do que o resultado volumoso, a seleção traz da Polónia algumas lições para a semana de preparação para o jogo com a Roménia e aguarda, agora, pelo resultado do adversário direto para saber se um empate em pontos e em ensaios marcados chega para assegurar o primeiro lugar do Grupo B.