Mundial de Râguebi: França esmaga Itália (60-7) no caminho para os quartos de final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: França esmaga Itália (60-7) no caminho para os quartos de final

Os laterais franceses em grande forma, os Bleus nos quartos de final.
Os laterais franceses em grande forma, os Bleus nos quartos de final.AFP
A seleção francesa terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento após uma vitória implacável sobre a Itália. Os Bleus fizeram o seu trabalho de casa e estarão bem preparados para os quartos de final do Campeonato do Mundo de Râguebi.

Recorde as principais incidências da partida

Última paragem para a seleção francesa antes de começar o que é muito sério, neste caso os quartos de final do Campeonato do Mundo de Râguebi. A passagem deveria estar garantida esta noite, uma vez que a Itália, depois de uma derrota humilhante contra a Nova Zelândia, não deveria representar um grande obstáculo. Tudo o que restava era a gloriosa incerteza do desporto.

Para não se assustar, os Bleus começaram a jogar com um ritmo muito alto para desgastar a defesa italiana. Uma estratégia que deu frutos, já que uma jogada que envolveu mais de dez períodos de jogo terminou com um tento da linha de fundo do inevitável Damian Penaud (3.º). Ramos rapidamente acrescentou mais três pontos de longe, e a França dominou amplamente, mas Penaud falhou o duplo tento com um trabalho de pés pouco inspirado.

Ollivon novamente na linha de frente da batalha.
Ollivon novamente na linha de frente da batalha.AFP

Felizmente para os gauleses, o toque seguinte de Jalibert foi inspirado e encontrou Louis Bielle-Biarrey, que enganou dois adversários e fez o 2-0 (14.º). Mas os Bleus não abrandaram o ritmo e começaram a jogar o seu râguebi, mantendo a cabeça dos italianos debaixo de água. O tempo passava e Ramos marcou mais um tento (22.º). Os franceses afrouxaram o controlo e um raro ataque italiano de Allan quase deu em nada, mas a resposta da defesa francesa foi impecável.

Mas isso acordou os transalpinos, que se tornaram mais ambiciosos no seu jogo e começaram a bater a defesa francesa durante longos minutos, antes de finalmente encontrarem a brecha, mas Ferrari, que marcou o tento, colocou um cartucho inesperado em Lucu. Depois desta chamada de atenção, os Bleus voltaram a entrar no ritmo, e um presente de Jalibert deu a Penaud dois golos e o bónus de ataque à França, que foi confortavelmente para o balneário (31-0).

O esquivo Damian Penaud.
O esquivo Damian Penaud.AFP

O ritmo do jogo diminuiu no início do segundo tempo, devido a uma virada lógica. Mas não demorou muito para que os Bleus voltassem ao jogo, e Jalibert rapidamente aumentou o placar com um golo. Os italianos não conseguiram evitar a derrota, e um pack devastador fez Mauvaka marcar o sexto tento da França. Foi uma demonstração e, pouco depois da hora marcada, uma inversão de marcha de Jalibert permitiu a Moefana aumentar a contagem.

O jogo estava a acabar, os Bleus perderam o ritmo e a Itália aproveitou para recuperar um ponto através de Manuel Zuliani (72'). Mas estava tudo resolvido, e Moefana marcou mesmo dois golos para terminar o jogo. A França venceu por 60-7 e terminou invicta e na liderança do grupo. Agora, a França vai para os quartos de final, provavelmente contra a África do Sul. Um confronto de cinco estrelas, mas os Bleus estão a apenas três jogos do seu sonho e terão de jogar o seu melhor râguebi para derrotar os atuais campeões do mundo.