Mundial de Râguebi: Skelton, capitão da Austrália, sofre lesão antes do jogo com as Ilhas Fiji

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: Skelton, capitão da Austrália, sofre lesão antes do jogo com as Ilhas Fiji

Will Skelton, da Austrália, em ação
Will Skelton, da Austrália, em açãoReuters
Um Eddie Jones irritado contemplou a potencial perda do seu capitão e de uma parte significativa do poder do scrum, depois de nomear a sua equipa para o segundo jogo do Mundial de Râguebi da Austrália, contra as Ilhas Fiji.

O capitão Will Skelton foi nomeado para começar na segunda linha, apesar de uma lesão no gémeo que exigirá exames esta sexta-feira. Eddie Jones disse que teria até ao pontapé inicial para saber da aptidão do capitão para o confronto do grupo C, no domingo, no Stade Geoffroy-Guichard.

"Nesta fase, ele ainda está na equipa", disse Jones aos jornalistas, no hotel da equipa, sem entrar em mais pormenores.

Jones já perdeu o vice-capitão e titular do scrumhalf, Tate McDermott devido a uma pancada na cabeça, enquanto o poderoso tighthead prop Taniela Tupou tem uma tensão no tendão que Jones disse que o manteria de fora por algumas semanas.

James Slipper, o eterno dos Wallabies, vai entrar na linha da frente, passando de loosehead a tighthead titular depois de recuperar de uma lesão no pé.

Vice-capitão em julho, o jogador de 34 anos também pode ser obrigado a assumir uma posição de liderança ao jogar o seu 132.º teste e tornar-se o terceiro australiano, depois de George Gregan e Adam Ashley-Cooper, a jogar em quatro Mundiais.

"É um feito notável jogar em quatro Campeonatos do Mundo, especialmente porque ele começou como tighthead e voluntariou-se para loosehead e agora está a voluntariar-se para voltar a ser tighthead", acrescentou Jones numa das suas poucas respostas longas.

"É um verdadeiro testemunho da sua coragem, da sua resiliência, do quanto ele adora o jogo e adora jogar pelos Wallabies. Achamos que, no domingo, ele vai fazer um jogo muito bom para nós", acrescentou.

James Slipper será titular contra Fiji
James Slipper será titular contra FijiReuters

Depois de derrotar a Geórgia por 35-5 na estreia, no último fim de semana, quebrando uma sequência de cinco derrotas, os bicampeões mundiais podem garantir uma vaga nos quartos de final com uma vitória.

Jones voltou a falar longamente sobre como achava que o foco da World Rugby na segurança dos jogadores havia transformado o jogo numa série de "explosões de 30 segundos de força" intercaladas com períodos de dois minutos de transição extremamente rápida.

"Quando se joga contra Fiji, sempre se procua ter vantagem nas jogadas de bola parada", acrescentou.

"As disputas de força serão interessantes, eles têm um grupo muito grande, mas queremos enfrentá-los nessa área. Depois, na transição, temos de estar um passo à frente deles", explicou.

Na sua equipa, Jones escolheu o experiente Nic White para scrumhalf, em vez de McDermott, e o estreante Issak Fines-Leleiwasa deverá ganhar a sua segunda internacionalização a partir do banco.

Fines-Leleiwasa é um dos seis jogadores com ascendência fijiana no plantel da jornada, juntamente com o número oito Rob Valetini e os defesas Samu Kerevi, Marika Koroibete, Mark Nawaqanitawase e Suliasi Vunivalu.

O trinco Nick Frost regressa à equipa titular na segunda linha, depois de ter falhado os dois últimos testes devido a um corte na orelha, sendo provável que Richie Arnold saia do banco se Skelton ficar de fora.

Equipa da Austrália:

15-Ben Donaldson, 14-Mark Nawaqanitawase, 13-Jordan Petaia, 12-Samu Kerevi, 11-Marika Koroibete, 10-Carter Gordon, 9-Nic White, 8-Rob Valetini, 7-Fraser McReight, 6-Tom Hooper, 5-Will Skelton, 4-Nick Frost, 3-James Slipper, 2-David Porecki, 1-Angus Bell

Substitutos: 16-Jordan Uelese, 17-Blake Schoupp, 18-Zane Nonggorr, 19-Richie Arnold, 20-Rob Leota, 21-Issak Fines-Leleiwasa, 22-Lalakai Foketi, 23-Suliasi Vunivalu

Siga o Austrália-Ilhas Fiji no Flashscore