Provas da Taça do Mundo de ski canceladas devido ao mau tempo em Val d'Isere

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Provas da Taça do Mundo de ski canceladas devido ao mau tempo em Val d'Isere

Marco Odermatt nas pistas
Marco Odermatt nas pistasAFP
O slalom masculino da Taça do Mundo na estância francesa de Val d'Isere e o super-G feminino do outro lado da fronteira suíça, em St. Moritz, foram ambos cancelados este domingo, devido ao mau tempo.

É a sétima prova masculina a ser cancelada esta época, de um total de nove programadas.

Marco Odermatt venceu o slalom gigante de sábado, antes de o mau tempo se instalar e anular o slalom.

"A neve estava muito boa ontem durante o GS e depois, ao fim da tarde, começou a chover", disse o diretor da prova masculina, Markus Waldner.

"E depois transforma-se em neve molhada, com vento forte também. Saímos às duas horas da manhã. A base tinha desaparecido, já não era suficientemente boa para correr. Tentámos preparar o percurso e limpar um pouco, mas não era suficientemente seguro", acrescentou.

Antes do slalom gigante de sábado, a única outra prova a decorrer foi um slalom em Gurgl, na Áustria.

A abertura da temporada de slalom gigante na vizinha Soelden foi cancelada, antes de duas descidas em Zermatt-Cervinia (Suíça/Itália) terem sido igualmente canceladas.

As corridas do fim de semana passado na estância americana de Beaver Creek - duas descidas e um super-G - foram anuladas devido à forte queda de neve e aos ventos fortes.

Neve em St. Moritz

Depois de dois dias de corridas de velocidade em St Moritz, uma forte queda de neve no sábado à noite tornou a pista de Corviglia insegura para a super-G feminina.

"Ontem à noite caiu bastante neve", disse Peter Gerdol, diretor da prova feminina da FIS.

"O mínimo foi de 20 centímetros, mas houve alguns pontos em que chegou a ultrapassar os 40. A neve cobriu todo o percurso e a linha de corrida que mantivemos bastante limpa até ontem à noite. Esta neve nova destruiu a base. É impossível fazer com que esta base seja suficientemente dura para fazer uma corrida segura", explicou.

Esta prova seria a primeira corrida de velocidade feminina desta época, uma vez que as duas descidas em Cervinia-Zermatt, em meados de novembro, também foram vítimas das condições climatéricas.

Sofia Goggia venceu a primeira super-G em St. Moritz na sexta-feira, com pouca neve e pouca visibilidade, enquanto Mikaela Shiffrin venceu a descida no sábado, a sua 91.ª vitória na Taça do Mundo, sob um céu cintilante.

A americana lidera a classificação geral feminina, com 195 pontos de vantagem sobre a italiana Federica Brignone, enquanto Marco Schwartz tem 36 pontos de vantagem sobre o austríaco Manuel Feller na classificação masculina.

As mulheres tentarão novamente no próximo fim de semana em Val d'Isère, também em velocidade, com uma descida e uma super-G, enquanto os homens retomam na sexta-feira com quatro dias consecutivos de corridas em Val Gardena e Alta Badia, nas Dolomitas italianas.