Open da Austrália: Sessões noturnas voltam a dar que falar após jogo de Medvedev

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Open da Austrália: Sessões noturnas voltam a dar que falar após jogo de Medvedev
Daniil Medvedev abandona a Rod Laver Arena às 3:46.
Daniil Medvedev abandona a Rod Laver Arena às 3:46. Profimedia
Embora o mundo do ténis tenha adotado regras antes da época para evitar o início tardio dos jogos, o jogo da segunda ronda entre Daniil Medvedev e Emil Ruusuvuori em Melbourne, na quinta-feira, só terminou às 4 da manhã. A tradicional Sessão Nocturna durou mais uma vez mais tempo do que devia na Austrália.

No ano passado, os organizadores do primeiro Grand Slam da época já tinham ouvido alguns comentários desagradáveis de Andy Murray. Ele conseguiu recuperar de uma desvantagem de 2 sets contra Thanassi Kokkinakis e, depois das 5:45 horas, o jogo terminou às 4:00 da madrugada.

"É bom ganhar, mas também gostava de dormir um pouco. Não sei para quem é que isso é bom. O final foi um pouco anedótico", disse o tricampeão do Grand Slam. O facto de ele e Kokkinakis terem entrado para a história como os jogadores do segundo jogo mais longo da história do Open da Austrália não é motivo de conforto para ele.

Em novembro, quando Jannik Sinner se retirou do Masters de Paris por não ter tido tempo de recuperar de um jogo que terminou às 3:00 da manhã, as coisas começaram finalmente a mudar. O resultado é um novo acordo segundo o qual, nos torneios ATP e WTA, o programa noturno, que inclui dois jogos de dois sets, começará o mais tardar às 19:30. Do mesmo modo, o último jogo começará, o mais tardar, às 22:30.

Mas os torneios do Grand Slam são jogados com uma vitória em três sets e não são abrangidos pela ATP ou WTA. Estes torneios têm simplesmente as suas próprias regras. No entanto, foi após o confronto Murray-Kokkinakis do ano passado que foi lançado o debate sobre a otimização do calendário e, este ano, o Open da Austrália começou um dia mais cedo do que o habitual.

A tradição nocturna mantém-se

No entanto, a sessão nocturna de Melbourne manteve-se. Começa às 19:00 e inclui dois jogos - um para as mulheres e outro para os homens. Acontece que, na quinta-feira, Yelena Rybakina e Anna Blinkova jogaram a sua partida antes do duelo entre Daniil Medvedev e Emil Ruusuvouri. No entanto, também esperaram até ao final do duelo anterior e começaram depois das 20 horas. Depois, fizeram história com o tie-break mais longo da história (22-20!), o que deixou os jogadores do duelo seguinte um pouco desconfortáveis.

"Penso que o tie-break durou cerca de 35 minutos. No ténis, nunca se sabe quando se deve comer e quando se deve aquecer. Toda a gente pensou que o jogo ia ser mais rápido, por isso, claro, participei no aquecimento. Mas o facto é que aquecemos durante 5 minutos e depois descansamos mais 5 minutos. Mas estamos sempre alerta. Quando entrei em court, estava um pouco cansado", disse Medvedev, que não fez um bom jogo. Talvez por causa dos atrasos graduais, mas também por causa do desconforto no início, ele perdeu os dois primeiros sets.

Quando Medvedev e Ruusuvuori jogaram as primeiras bolas, eram 23:45. Quando Medvedev perdeu o tie-break do interminável segundo set, depois de tratar o pé, era quase 1:30 da manhã. Foi só então que o tenista russo iniciou um regresso em que teve de jogar mais três sets vencedores.

A que horas é a hora de dormir?

"Que horas são? Serão quatro da manhã? Se eu fosse fã de ténis, tinha ido para casa há uma hora! Obrigado a todos os que ficaram, vocês são incrivelmente fortes", disse ele no final de uma dura partida de cinco sets. Ruusuvuori não o desafiou realmente no último set, perdendo por 6/0, pelo que o jogo poderia ter durado ainda mais tempo... "Foi um jogo muito difícil. Acho que os dois únicos jogos em que estive a perder por 2 sets a 0 e consegui dar a volta por cima foram nesta arena", disse Medvedev.

Mas também sabia que teria de lutar novamente, desta vez com o seu calendário e o seu próprio corpo: "Se não for agora ao fisioterapeuta, ficarei inútil durante dois dias. Se for agora, vou ver quanto tempo consigo dormir. Espero deitar-me às 6:30 e levantar-me ao meio-dia para fazer uma pequena sessão de treino. Não é fácil, mas quero continuar a ganhar aqui e dar o meu melhor. E se não resultar, não resulta..."

Medvedev vai defrontar Felix Auger-Aliassime na terceira ronda.