Iga Swiatek tem as melhores estatísticas em torneios do ranking WTA 1000

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Iga Swiatek tem as melhores estatísticas em torneios do ranking WTA 1000
Iga Swiatek em ação em Indian Wells
Iga Swiatek em ação em Indian WellsPAP
Iga Swiatek chegou à final pela 10.ª vez na sua 27.ª participação num torneio do ranking WTA 1000. Segundo os cálculos dos organizadores do evento em Indian Wells, isto dá-lhe uma taxa de sucesso de 37% neste domínio, melhor do que a anterior líder, a americana Serena Williams, que tem uma taxa de 36,7%.

Swiatek derrotou sem problemas a ucraniana Marta Kostiuk por 6-2 e 6-1 na meia-final de sexta-feira e vai defrontar a grega Maria Sakkari no jogo decisivo de domingo. No seu caminho para a final, a polaca venceu cinco jogos em que não perdeu um set. Perdeu apenas 17 jogos.

Na sexta-feira, Swiatek conquistou a sua 19.ª vitória num evento WTA esta época e é também a líder nesse aspeto. As 18 vitórias estão na posse da americana Emma Navarro, que em Indian Wells foi eliminada por Sakkari nos quartos de final.

Se a polaca derrotar a grega, alcançará a sua 19.ª vitória na série WTA e vencerá o torneio de Indian Wells pela segunda vez (anteriormente em 2022). Nenhuma jogadora conseguiu triunfar aqui três vezes.

O prestigiado evento californiano é apelidado de "quinto Grand Slam" e nele competem as melhores jogadoras do mundo. Os favoritos não têm vida fácil aqui. A polaca é a primeira tenista cabeça de série número um a chegar à final desde 2016. Na altura, Serena Williams conseguiu este feito, mas perdeu o jogo decisivo para a bielorrussa Victoria Azarenka. O último número um vencedor foi em 2012: Azarenka.

Há 96 tenistas masculinos e femininos a competir em singulares, menos 32 do que no Grand Slam. Isto significa que os cabeças de série, apenas 32, entram na competição a partir da segunda ronda. Para os restantes, o caminho para a vitória é o mesmo que no Grand Slam, ou seja, é necessário vencer até sete partidas.

Ao prestígio junta-se o prémio em dinheiro. Este ano, o prémio total ascende a quase 18 milhões de dólares. Os vencedores da competição de singulares receberão, cada um, 1,1 milhões de dólares.