Indian Wells: Aryna Sabalenka surpreendentemente eliminada por Emma Navarro (1-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Indian Wells: Aryna Sabalenka surpreendentemente eliminada por Emma Navarro (1-2)
Emma Navarro, uma estrela em ascensão
Emma Navarro, uma estrela em ascensãoAFP
Pouco convincente desde o início do torneio de Indian Wells, Aryna Sabalenka acabou por perder para uma Emma Navarro mais consistente, que obteve a vitória mais importante da sua carreira e se qualificou para os quartos de final.

Recorde as principais incidências

A estadia de Aryna Sabalenka em Indian Wells não correu nada bem. Teve de salvar quatro match points contra Peyton Stearns na primeira partida, antes de derrotar pela ex-vencedora do US Open Emma Raducanu. Depois veio uma das revelações da temporada, a americana Emma Navarro.

E Navarro estava determinada a tirar partido da forma incerta da bielorrussa. Não hesitou no primeiro set, convertendo o único break point que teve, e no melhor momento possível, para lhe permitir servir para o primeiro set. Com muito controlo e evitando um break point, assumiu a liderança, para grande alegria do público.

Esperava-se que Sabalenka respondesse e acabou por o fazer. Aproveitando a primeira quebra de forma de Navarro, a número 2 mundial dispôs de três pontos de break no quarto jogo e o terceiro viria a ser decisivo. Com esta vantagem, a jogadora soltou o seu jogo, parecendo mesmo recuperar a compostura para empatar o encontro e proporcionar mais ténis de qualidade ao público.

No início do terceiro set, um dado estatístico chamava a atenção: Emma Navarro havia vencido o primeiro set 11 vezes em 2023 e, em todas elas, havia vencido a partida. Portanto, a americana tinha algo a defender e provou-o ao fazer o primeiro break, lançando uma série de três breaks seguidos que poderiam ter-se tornado quatro se não tivesse reagido e salvo magistralmente uma bola crucial para liderar por 4-1.

Aryna Sabalenka subiu a parada, pressionou e conquistou um break point, mas sofreu um golpe psicológico. Servindo para se manter no jogo, acabou por sucumbir e perdeu por 6-3, 3-6 e 6-2.

Emma Navarro, de 20 anos, alcançou o maior sucesso da sua carreira, qualificando-se pela primeira vez para os quartos de final de um torneio WTA 1000 e entrando pela primeira vez no Top 20. Mais uma revelação num WTA Tour inesperadamente agitado.