Equipa Mundo entra na Laver Cup da melhor forma e coloca-se em vantagem (4-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Equipa Mundo entra na Laver Cup da melhor forma e coloca-se em vantagem (4-0)
Federer posa com os quatro jogadores do primeiro jogo de pares
Federer posa com os quatro jogadores do primeiro jogo de paresAFP
A Equipa Mundo, depois de ter estado em vantagem desde cedo, continuou a aumentar a vantagem no torneio de exibição orientado por Roger Federer.

Na primeira vitória de um argentino nesta competição, Francisco Cerúndolo derrotou o espanhol Alejandro Davidovich por 6-3 e 7-5 no court da Rogers Arena.

O jogador de 25 anos é o segundo jogador do seu país a participar na Laver Cup, depois de Diego Schwartzman, que sofreu três derrotas nas edições de 2018, 2021 e 2022.

Antes, o jogo de abertura do torneio colocou frente a frente dois dos jogadores mais promissores do circuito: o americano Ben Shelton e o francês Arthur Fils, de 20 e 19 anos, respetivamente.

Cerúndolo, em grande nível na Laver Cup
Cerúndolo, em grande nível na Laver CupAFP

O jogador de Atlanta venceu por 7-6 (7/4) e 6-1, provando que continua em grande forma depois da sua espetacular participação no Open dos Estados Unidos, onde só foi parado por Novak Djokovic nas meias-finais.

Na sessão da noite, o canadiano Felix Auger-Aliassime brindou os adeptos da casa com uma vitória sobre o veterano francês Gael Monfils por 6-4 e 6-3, num encontro com algumas trocas de bola acesas.

Alguma polémica

O jogador da casa ficou zangado com o adversário por causa de alguns gestos que fez para divertir o público e perguntou ao árbitro se pretendia aplicar as regras de um jogo ATP.

"Por vezes, as coisas ficam tensas no court", disse Auger-Aliassime no final do encontro. "No final, só se ganha uma vez, por isso tentamos manter a calma e, ao mesmo tempo, defender-nos", acrescentou.

No jogo decisivo, os americanos Frances Tiafoe e Tommy Paul fizeram um jogo perfeito para a equipa mundial no encontro de pares contra Fils e o russo Andrey Rublev (6-3, 4-6, 10-6).

Paz depois da discórdia
Paz depois da discórdiaAFP

Depois de perderem os primeiros sete sets do dia, Fils e Rublev ganharam o primeiro set para a Equipa Europa, mas acabaram por sucumbir no tiebreak perante a dupla americana.

Os jogos de sexta-feira atribuem um ponto à equipa vencedora, os de sábado dois pontos e os de domingo três pontos. O título será atribuído a quem atingir 13 pontos.