Sol brilha para Swiatek enquanto a número um do mundo persegue a "Dupla" em Miami

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sol brilha para Swiatek enquanto a número um do mundo persegue a "Dupla" em Miami
Iga Swiatek venceu o Sunshine Double em 2022
Iga Swiatek venceu o Sunshine Double em 2022Reuters
Apenas 11 jogadores completaram o "Sunshine Double", vencendo Indian Wells e o Open de Miami consecutivamente, mas o número um mundial, Iga Swiatek (22 anos), chega à Flórida com o objetivo de se juntar a um clube ainda mais exclusivo dos que conseguiram uma dupla vitória.

Apenas dois homens, Roger Federer e Novak Djokovic, conquistaram a dobradinha mais de uma vez, enquanto Steffi Graf (1994 e 1996) continua a ser a única mulher.

A polaca, que conquistou a sua primeira dobradinha em 2022, poderá encontrar-se na companhia de elite se conseguir erguer novamente o troféu de Miami e poucos apostam contra ela.

Swiatek completou a primeira parte da dobradinha em grande estilo no domingo, conquistando o título de Indian Wells sem perder um set, encerrando o torneio com uma vitória de 6-4 e 6-0 sobre Maria Sakkari.

Mas tendo acabado de chegar a Miami e ainda não tendo posto os pés num court, Swiatek estava a adotar uma abordagem cautelosa.

"Não acho que devamos falar sobre isso", disse Swiatek, cautelosa, durante uma conferência de imprensa esta quarta-feira.

"Vou fazer tudo passo a passo, como de costume, não preciso de ir e já pensar em ganhar o troféu, porque ainda nem sequer treinei aqui. Obviamente que seria um sonho tornado realidade, mas não é uma tarefa fácil. Há dois anos, senti que tinha superado as minhas expectativas, por isso, desta vez, vou fazer tudo como sempre. Ainda tenho muitos jogos para disputar", acrescentou.

Depois de um bye na primeira ronda, Swiatek estreia-se na quinta ou sexta-feira contra a veterana italiana Camila Giorgi, que já defrontou duas vezes e derrotou uma.

O bicampeão do Grand Slam, Carlos Alcaraz, procura tornar-se o primeiro homem desde Federer em 2017 a completar a dobradinha e enfrentará primeiro Aleksandar Vukic ou Roberto Carballes Baena.

Swiatek regressa a Miami num lugar diferente daquele em que se encontrava há dois anos, quando se estava a afirmar como uma das melhores do jogo, com o Sunshine Double a funcionar como uma rampa de lançamento que a ajudou a disparar para o topo do ranking mundial.

Desta vez, Swiatek diz que regressa sem nada a provar e em paz.

"Aprendi muito e provei muito, esse era o tema principal na altura, há dois anos, provar a todos que estava no sítio certo", disse Swiatek.

"Agora já não sinto que precise de o fazer, sinto que fiz o meu trabalho. Sinto-me mais tranquila, estou no sítio certo e estou a fazer um excelente trabalho", acrescentou.