Casper Ruud espera ter ganho respeito no Open de França após mais uma final perdida

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Casper Ruud espera ter ganho respeito no Open de França após mais uma final perdida
Casper Ruud perdeu duas finais seguidas do Open de França após a derrota deste domingo
Casper Ruud perdeu duas finais seguidas do Open de França após a derrota deste domingoReuters
Casper Ruud (24 anos) perdeu as três finais de Grand Slam que disputou, mas o norueguês acredita que ganhou algo no Open de França deste ano - o respeito dos seus pares.

Casper Ruud perdeu por 7-6, 6-3 e 7-5 contra Novak Djokovic (36 anos) na sua segunda final consecutiva em Roland Garros, este domingo, quando o sérvio conquistou um recorde de 23 títulos do Grand Slam masculino.

Recorde as incidências da partida

No ano passado, foi derrotado pelo seu mentor Rafael Nadal (37 anos) no Open de França, antes de cair em quatro sets contra o prodígio espanhol Carlos Alcaraz (20) na final do Open dos Estados Unidos em Setembro.

"Obviamente, qualquer pessoa que jogue numa final de um Grand Slam será um bom jogador. Mas os três jogadores que defrontei foram o Rafa, que na altura bateu o recorde de 22, e depois o Carlos, que estava em grande forma em Nova Iorque, e depois aqui, o Novak, que bateu o recorde de 23. Joguei contra jogadores muito duros, como se costuma dizer", afirmou Ruud.

"Houve outros jogadores na final, também nos últimos anos, que talvez tenham sido mais fáceis de jogar ou de vencer", acrescentou o norueguês.

Ruud, que chegou à final em três dos últimos cinco majors, está confiante de que a roda da fortuna pode girar à medida que ele acumula experiência ao mais alto nível.

"Não me posso sentar e arranjar desculpas, mas vamos ver o que o futuro nos reserva. Acho que esta é talvez a final mais importante que alcancei, honestamente, porque... aqui provei que o que aconteceu no ano passado não foi um caso isolado", explicou.

"Mesmo no próximo ano, quando voltarmos a Roland Garros, as pessoas vão pensar: 'Oh, o Casper não chegou apenas a uma final, chegou duas vezes'. Provavelmente, isso vai plantar algum respeito nos olhos dos meus adversários e espero poder aproveitar isso", assumiu o tenista norueguês.

"Vou tentar um título do Slam"

Ruud ganhou definitivamente o respeito de Djokovic quando teve um início rápido este domingo, abrindo uma vantagem de 3-0 com um break inicial, antes de o sérvio virar o jogo e levar o seu adversário para um tie-break.

Em todo o torneio, Djokovic não cometeu um único erro não forçado em sete tie-breaks, e chegou à competição tendo vencido os últimos 100 jogos do Grand Slam em que ganhou o primeiro set.

"Não são permitidas palavras más aqui, por isso não sei o que dizer. Mas estamos a pensar na palavra F porque acabámos de perder um set muito difícil contra o Novak", disse Ruud.

"Ele vai aproveitar-se disso e é difícil recuperar disso", acrescentou.

Foi de facto difícil para Ruud, que rapidamente perdeu o contacto no segundo set.

"Deixei-o escapar no segundo set com demasiada facilidade. É algo que tenho de melhorar se quiser ter uma hipótese contra estes tipos", afirmou.

Ruud, no entanto, pode olhar para o futuro com alguma confiança, uma vez que a sua consistência poderá dar-lhe outra oportunidade de conquistar um título do Grand Slam.

"Vou tentar, obviamente, tentar um título do Slam. Esse é o meu maior objectivo, o meu maior sonho na minha carreira e na minha vida. Já estive perto, mas não consegui, por isso vou continuar a trabalhar e tentar consegui-lo um dia", ambicionou.