Segurança reforçada em Wimbledon na sequência de uma série de protestos em jogo de críquete

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Segurança reforçada em Wimbledon na sequência de uma série de protestos em jogo de críquete

Andy Murray durante uma sessão de treino no All England Club
Andy Murray durante uma sessão de treino no All England ClubReuters
Os organizadores do torneio de ténis de Wimbledon reforçaram a segurança para evitar que os manifestantes perturbem o campeonato, um dia depois de os manifestantes ecologistas terem perturbado o jogo de críquete Ashes em Lord's.

Os activistas do movimento Just Stop Oil interromperam a primeira manhã do segundo teste entre a Inglaterra e a Austrália quando espalharam pó laranja no campo antes de um deles ser levado para fora do campo de jogo pelo guarda-postigo Jonny Bairstow.

Este ano, os manifestantes perturbaram outros eventos desportivos em Inglaterra, incluindo a final da Premiership Rugby, o Campeonato Mundial de Snooker e a corrida de cavalos Grand National, bem como outros eventos como o Chelsea Flower Show.

Activistas do
Reuters

Vários meios de comunicação social no Reino Unido têm noticiado que Wimbledon é um alvo privilegiado para os activistas, sendo visto por alguns como uma oportunidade única de publicidade, mas o All England Lawn Tennis Club está confiante de que tem tudo sob controlo.

"Temos planos para mitigar os riscos, trabalhando em parceria com agências especializadas e a Polícia Metropolitana e, caso ocorra um incidente, as equipas especializadas adequadas responderão", disse a Directora de Operações Michelle Dite aos jornalistas: "A segurança e a proteção de todos os nossos jogadores, colegas e visitantes é fundamental".

O All England Club, que acolhe o torneio de Grand Slam em campo relvado, afirmou que tem estado em contacto com os organizadores de outros eventos desportivos, incluindo o English Cricket Board, para aperfeiçoar as melhores práticas.

"Ao longo do ano, trabalhamos em estreita colaboração com a Polícia Metropolitana e outras organizações relevantes para garantir que os campeonatos sejam tão seguros quanto possível e que os nossos planos e medidas sejam proporcionais ao nível de ameaça e aos riscos prevalecentes", acrescentou Dite: "Com base no que aconteceu noutros eventos desportivos e nos conselhos dos nossos principais parceiros, revimos os nossos planos de segurança, que foram agora aumentados para o Campeonato em conformidade."

As rigorosas condições de entrada contribuem de alguma forma para mitigar os riscos de protesto.

"As nossas condições de entrada, que foram actualizadas em abril de 2023, incluem orientações sobre artigos proibidos e comportamentos perturbadores. Qualquer violação destas condições será tratada de acordo com o nosso código de conduta", afirmou.

Cola, abraçadeiras, correntes e cadeados fazem parte da lista de artigos proibidos, uma vez que podem ser utilizados para perturbar os eventos por manifestantes que se prendem à propriedade.

Embora o pó de giz tenha conquistado o seu lugar no folclore de Wimbledon através do infame discurso You Cannot Be Serious de John McEnroe em 1981, qualquer pessoa que tente trazer essa substância para o recinto em 2023 - quer seja branca ou laranja - ver-se-á impedida de entrar.