Tragédia no voleibol italiano: Jogadora de 18 anos morre após queda de sexto andar na Turquia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tragédia no voleibol italiano: Jogadora de 18 anos morre após queda de sexto andar na Turquia
Julia Ituma caiu do sexto andar do hotel em que estava hospedada com a equipa do Igor Novara
Julia Ituma caiu do sexto andar do hotel em que estava hospedada com a equipa do Igor NovaraProfimedia
Julia Ituma tinha viajado para Istambul com a equipa do Igor Novara, onde disputou a segunda-mão da meia-final da Liga dos Campeões de voleibol feminino. A atleta caiu da janela do hotel em que a equipa estava hospedada e a imprensa turca fala em suicídio.

Drama no mundo do desporto: Julia Ituma, jogadora de 18 anos do Igor Novara, perdeu a sua vida durante a noite em Istambul.

A jogadora italiana de voleibol esteve na Turquia para o duelo das meias-finais da Liga dos Campeões, contra o Eczacibasi, jogado esta quarta-feira.

A atleta caiu de uma janela do hotel onde estava hospedada com a equipa. A informação foi confirmada por fontes do clube e da Federação Italiana de Voleibol. De acordo com os meios de comunicação social turcos, Ituma terá cometido suicídio.

"Foi noticiado que Julia Ituma cometeu suicídio ao atirar-se do seu quarto, no sexto andar do hotel", escreveu o diário turco Hurryet, sublinhando que "enquanto decorrem as investigações sobre o incidente, as gravações da câmara revelaram" que a jovem "cometeu suicídio durante a noite".

Julia Varela, colega de equipa e de quarto "não ouviu nada porque estava a dormir e foi acordada pela polícia", tendo o corpo da voleibolista sido encontrado por volta das 5:30 da manhã em frente do hotel.

Julia Ituma cumpria a sua primeira temporada pela formação de Novara depois de ter deixado o Club Itália. Nasceu em Milão e era filha de pais nigerianos. No seu palmarés ostentava vários títulos com as equipas juvenis de Itália, incluindo a medalha de ouro no Campeonato Mundial de sub-20, em 2021, a medalha de ouro europeia com a equipa sub-19, em 2022, e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude.

A dor do clube e dos companheiros de equipa

"O Igor Volley comunica com profunda tristeza e emoção a morte prematura da jogadora de voleibol italiana Julia Ituma. A tragédia terá ocorrido nas primeiras horas do dia e a polícia turca está a investigar a dinâmica do incidente", comunicou o emblema italiano.

O clube "deseja expressar as suas condolências e participação no luto da família e dos entes queridos de Júlia. O clube e todos os seus membros, de coração partido com a perda, manterão um silêncio respeitoso sobre o assunto".

Na sequência da tragédia, a Federação Italiana de Voleibol decretou um minuto de silêncio em todos os jogos de voleibol realizados no país entre esta quinta-feira e domingo.

O consulado-geral italiano em Istambul e a embaixada em Ancara estão, em estreita ligação, a acompanhar de perto o caso.

O consulado contactou imediatamente a família de Julia Ituma, a quem está a prestar a máxima assistência, ao mesmo tempo que é assegurada uma ligação constante com a equipa e o seu diretor desportivo, bem como com a Federação Italiana de Voleibol e as autoridades locais.

Ministro do Desporto italiano deixou "condolências à família"

Andre Abodi, ministro do Desporto e da Juventude de Itália, reagiu à morte da atleta. "Entristece-me e desilude-me a tragédia que se desenrolou de um dia para o outro na Turquia e ceifou a vida de Julia Ituma", sublinhou o responsável.

"Quando tais tragédias acontecem, a primeira pergunta que se faz é "porquê?". A investigação está em curso, mas quaisquer que tenham sido as circunstâncias, elas não nos trarão Júlia de volta com o seu brilho e o seu sorriso", acrescentou.

Após o acidente, Abodi endereçou "um forte abraço à sua família", a quem apresentou "sinceras condolências". "Junto-me à dor dos seus companheiros de equipa e de todo o movimento do voleibol italiano neste momento difícil", concluiu.