Voleibol: Seleção feminina do Brasil vence Japão e apura-se para os Jogos Olímpicos (2-3)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voleibol: Seleção feminina do Brasil vence Japão e apura-se para os Jogos Olímpicos (2-3)
Gabi comandou vitória brasileira
Gabi comandou vitória brasileiraFIVB
Brasil e Japão tiveram, este domingo, um jogo decisivo para definir quem garantiria uma vaga antecipada para a Olimpíada de Paris, no ano que vem. Em duelo realizado em Tóquio, o Brasil precisou de cinco sets para não depender do ranking e carimbar o passaporte para a capital francesa com parciais de 25-21, 22-25, 27-25, 15-25 e 15-10.

As duas equipas chegaram ao duelo com a vantagem mínima na classificação a favor das nipónicas. Uma vitória brasileira, por qualquer resultado, seria suficiente para despachar as rivais, que deram o esperado trabalho.

No final, o coletivo do Brasil falou mais alto para uma vitória suada e merecida, terminando o torneio com seis vitórias em sete jogos. A zona 4 Gabi foi a maior pontuadora do jogo com 23 pontos. Pelo lado japonês, Hayashi e Nishida fizeram 18 pontos cada.

Brasil mostrou resiliência no duro confronto diante do Japão
Brasil mostrou resiliência no duro confronto diante do JapãoFIVB

A canarinha precisou superar a morte de Walewska para se apurar. Instantes antes de confronto direto contra a Turquia, a notícia chegou ao balneário brasileiro para testar o emocional das jogadoras, que caíram por 3-0. A vitória sobre a Bélgica manteve a equipa viva no torneio, dependendo somente de si, precisando superar a barreira japonesa para confirmar a vaga em Paris.

Brasil teve apenas uma derrota no Pré-Olímpico
Brasil teve apenas uma derrota no Pré-OlímpicoFIVB

Mesmo se perdesse, o Brasil teria boas chances de ir a Paris, uma vez que a posição do ranking o favorece dentro do continente americano. Mesmo assim, a equipa entrou na quadra com espírito de decisão na última jornada do torneio, contra as donas da casa, num Pavilhão lotado.

Como era de esperar, a equipa de José Roberto Guimarães teve muita dificuldade contra um adversário exigente devido à velocidade e volume de jogo.

O Brasil respondeu à altura com a defesa bem coesa e o bloqueio a exigir do Japão, que não teve frieza para colocar a bola no chão.

Ginásio de Tóquio esteve lotado para acompanhar o confronto decisivo
Ginásio de Tóquio esteve lotado para acompanhar o confronto decisivoFIVB

Em boa parte do confronto, o placar esteve apertado, com os detalhes a poderem fazer uma grande diferença no resultado final. Foi assim nos três primeiros sets, antes de uma quarta etapa com domínio japonês.

No terceiro set, o Brasil mostrou poder de reação para vencer após ver Japão ter boas vantagens como em 12-6 e 19-12. No tie-break, o Brasil começou melhor, antes de ver as donas da casa reagirem para encostar no marcador, aumentando o nervosismo antes do resultado final.

Brasil também mostrou volume de jogo para incomodar japonesas
Brasil também mostrou volume de jogo para incomodar japonesasFIVB

O Pré-Olímpico definiu mais seis apuradas para a Olimpíada, que se juntam às donas da casa. As cinco equipas restantes virão através das posições no ranking, com a prioridade a ser dada aos países de continentes que ainda não estão representados.

Além do Brasil, apuraram-se Turquia, República Dominicana e Sérvia. Itália, Polónia e Estados Unidos lutam por duas vagas neste domingo.

Veja como foi o jogo

Rosamaria ganhou posição na saída de rede de Kisy e Tainara
Rosamaria ganhou posição na saída de rede de Kisy e TainaraFIVB