Reatribuição de medalhas olímpicas poderá decorrer em local de Paris 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reatribuição de medalhas olímpicas poderá decorrer em local de Paris 2024
Jogos Olímpicos decorrem em Paris
Jogos Olímpicos decorrem em ParisAFP
A reatribuição de medalhas olímpicas, na sequência de sanções por doping ou outras, a atletas previamente fora do pódio poderá ocorrer no Parque dos Campeões em Paris 2024, segundo uma recomendação esta quarta-feira adotada pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

O Conselho Executivo do COI não marcou qualquer cerimónia, mas adotou uma recomendação da Comissão de Atletas, segundo comunicado esta quarta-feira divulgado, aumentando o tipo de possibilidades de reatribuição para sete.

Assim, além “da próxima edição dos Jogos Olímpicos”, os atletas em causa podem receber a medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, na sede do COI ou no Museu Olímpico, além de uma cerimónia privada ou na sede de uma federação.

“Como exceção”, nota a Comissão de Atletas, a adição do Parque dos Campeões foi integrada, permitindo a atletas receber os metais nos jardins Trocadéro.

Esta medida poderá aplicar-se ao pódio dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 de patinagem artística por equipas, alterado em janeiro após a suspensão por doping de Kamila Valieva.

Ainda assim, o facto de ainda existir a possibilidade de recurso para atletas sancionados pode impedir o novo pódio de ser atribuído (os russos caíram para terceiro, atrás de Estados Unidos e Japão), segundo as condições especificadas pelo COI.