Marc Gasol, o irmão de Pau que se afirmou e brilhou com a sua própria luz

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marc Gasol, o irmão de Pau que se afirmou e brilhou com a sua própria luz
Marc Gasol, o fim de uma carreira de sonho.
Marc Gasol, o fim de uma carreira de sonho.PAP
Mais de duas décadas depois de ter iniciado a sua carreira, o poste vai retirar-se.

"É altura de me afastar e transmitir tudo o que o basquetebol me ensinou e o que me deu", disse Marc Gasol na quarta-feira, num evento em Barcelona.

Nascido na capital catalã a 29 de janeiro de 1985, o jovem Gasol herdou o gosto pelo desporto do irmão mais velho, que acompanhou quando este partiu para iniciar a sua bem sucedida carreira na NBA.

Enquanto Pau despontava na elite do basquetebol mundial, Marc também seguia o seu próprio caminho na equipa de basquetebol do liceu de Memphis, da qual acabaria por ser uma das estrelas.

As suas boas prestações na Lausanne Collegiate School levaram-no a receber ofertas de universidades americanas para continuar a jogar, mas ele preferiu regressar a Espanha. Em outubro de 2003, estreou-se no Barcelona.

Um Campeonato do Mundo para descolar

No entanto, a equipa onde o seu irmão começou a brilhar não teve a mesma magia sobre ele e, apesar de ter conquistado um título de campeão na sua época de estreia (2003/04), teve pouco tempo de jogo.

A sua sorte mudou completamente em 2006, quando Pepu Hernández confiou nele para a seleção nacional que viria a ganhar o Campeonato do Mundo no Japão.

"Foi uma mudança radical para ele", disse Hernández em 2019, em entrevista ao El Confidencial.

"Aquele verão foi uma revolução individual para ele", acrescentou o jogador nascido em Madrid.

O sucesso de Marc como internacional acompanhou o seu crescimento a nível de clubes, vencendo o Campeonato do Mundo na China em 2019, duas medalhas de prata olímpicas (Pequim-2008 e Londres-2012) e dois Campeonatos da Europa (Polónia-2009 e Lituânia-2011).

Após o sucesso no Japão, Gasol deixou o Barcelona para ir para o Akasvayu Girona, onde explodiria definitivamente alcançando vários prémios como MVP e um título da Taça Europeia da FIBA.

Chegada à NBA

Estava pronto para atravessar o oceano e foi na época 2008/09 que iniciou a sua carreira nos Memphis Grizzlies, a mesma equipa onde o seu irmão começou a sua passagem pelos Estados Unidos.

O espanhol acabaria por ser um dos pilares fundamentais da equipa durante a sua década com os Grizzlies.

Em 2012, disputou o seu primeiro jogo All Star e, no ano seguinte, foi eleito o Jogador Defensivo do Ano da liga americana, tornando-se o primeiro europeu a fazê-lo.

No All Star de 2015, Marc viveu um dos seus momentos mais emocionantes quando fez o lançamento de abertura à frente do seu irmão Pau, depois de ambos terem sido escolhidos nas respetivas conferências e serem ambos titulares, algo histórico para Espanha e para a NBA.

Marc foi bem sucedido nos Raptors.
Marc foi bem sucedido nos Raptors.Profimedia

"É uma das melhores memórias que tenho num campo de basquetebol", disse Marc em 2017.

Em 2019 partiu para os Toronto Raptors, com os quais foi campeão da NBA, conseguindo o cobiçado anel, tornando-se, juntamente com o seu irmão Pau e Serge Ibaka, um dos três únicos basquetebolistas masculinos espanhóis a consegui-lo.

A sua carreira na competição norte-americana ainda teria uma última paragem na época 2020/21 com os Los Angeles Lakers, mas a verdade é que já pensava em regressar a casa.

O mais jovem Gasol surpreendeu toda a gente ao assinar pelo Girona, então na segunda divisão.

Com Marc em campo, a equipa catalã subiu para a liga ACB, a primeira divisão, onde jogou na época anterior, combinando o seu papel em campo com o de presidente do clube, o único que terá agora.