Miami Heat retiram lições de vida após inesperada e emocionante campanha até às finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Miami Heat retiram lições de vida após inesperada e emocionante campanha até às finais
Spoelstra e Butler durante o Jogo 4
Spoelstra e Butler durante o Jogo 4AFP
Quer se trate de resistência perante a adversidade ou de união entre os colegas de equipa, os Miami Heat tiraram algumas lições de vida da inesperada campanha que culminou nas finais da NBA.

Os Heat, apenas o segundo oitavo cabeça-de-série na história da NBA a chegar às finais, perderam 94-89 em Denver na segunda-feira, e saíram derrotados por 4-1 na série à melhor de sete jogos, num final decepcionante de uma campanha mágica como equipa de play-in.

"Aprendi muito", disse a estrela dos Heat Jimmy Butler. "Quem me dera ter conseguido o feito por estes rapazes, porque eles definitivamente merecem. Mas a única coisa que vou levar daqui é a gratidão que tenho por poder competir com eles."

O treinador dos Heat, Erik Spoelstra, conseguiu afastar o sentimento de desilusão e para conseguir colocar numa perspetiva de longo prazo as vitórias no play-in e sobre os líderes da época regular, Milwaukee Bucks, além dos NEw York Knicks e Boston Celtics.

"Os nossos rapazes vão poder levar essa qualidade para o resto das carreiras - essa garra, perseverança, dureza, a capacidade de competir e de se exporem para que todos te possam julgar e serem capazes de lidar com a adversidade", disse Spoelstra.

"Apesar de ser um desporto, podemos aprender lições de vida com este jogo - que podemos prosperar, que podemos lidar com o que as pessoas podem ver como pequenos fracassos ao longo do caminho e tornarmo-nos mais fortes e superar as coisas."

Os Heat perderam nas finais pela terceira vez em 10 anos, mas só o facto de chegarem à série decisivia já foi um feito chocante.

"Gostaríamos de ter subido ao topo da montanha e ter conseguido a vitória final", disse Spoelstra.

Butler tenta um lançamento de meia distância contra os Nuggets
Butler tenta um lançamento de meia distância contra os NuggetsProfimedia

"Mas acho que esta é uma equipa com a qual muitas pessoas se podem identificar, se alguma vez sentiram que foram desdenhadas ou se sentiram menos importantes. Havia muita gente no nosso balneário que provavelmente já passou por isso, e provavelmente há muita gente por aí que já sentiu isso".

"Mas também a forma como esta equipa lidou com os contratempos e as adversidades... espero que sejam lições que transcendam este belo jogo, que possamos transmitir aos nossos filhos", vincou.

"Abrimos o caminho com a nossa vontade"

Kyle Lowry, dos Miami, que ganhou um título com os Toronto Raptors, em 2019, elogiou Butler e a ligação especial entre os colegas de equipa, mas estava ainda muito magoado com o sonho do título ter acabado em mágoa.

"É uma ligação especial com este grupo. Fomos liderados por um dos melhores jogadores de basquetebol do mundo e ele incutiu-nos confiança", disse Lowry sobre Butler.

"Não sabemos como nos vamos sentir neste momento, mas a dada altura vamos olhar para trás e dizer que foi um grande ano, uma grande época. Mas, neste momento, nem sequer podemos pensar nisso."

Bam Adebayo, que teve 20 pontos e 12 ressaltos na derrota, disse que a força de vontade carregou os Miami até à porta do campeonato.

"Nós conseguimos superar os altos e baixos com a nossa vontade. Conseguimos superar as coisas que as pessoas diziam que não poderíamos fazer com a nossa vontade", disse Adebayo. "Pego nessas lições e aplico-as na época seguinte. Sempre que passarmos por adversidades, vou sempre olhar para trás e pensar: já passámos por adversidades antes."

Butler disse estar confiante de que os Heat têm o que é preciso para conquistar o título da NBA.

"Tive alguns companheiros de equipa fantásticos que competiram comigo e nos deram a oportunidade de ganhar um campeonato, algo em que ainda acredito, com tudo o que tenho dentro de mim, que vamos conseguir", disse Butler. "Não conseguimos, mas sou abençoado. Tenho sorte.

"Acho que vamos ficar bem", rematou.