NBA: A grande noite de Wembanyama na vitória dos Spurs sobre os Knicks

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: A grande noite de Wembanyama na vitória dos Spurs sobre os Knicks
Victor Wembanyama passa por Josh Hart a caminho do cesto
Victor Wembanyama passa por Josh Hart a caminho do cestoAFP
O sensacional prodígio de San Antonio, Victor Wembanyama, marcou 40 pontos e apanhou 20 ressaltos para ajudar os Spurs a resistir a uma impressionante prestação de 61 pontos de Jalen Brunson na vitória por 130-126 sobre os Knicks, na sexta-feira.

San Antonio Spurs 130-126 New York Knicks (após prolongamento)

A estrela francesa Wembanyama tornou-se o primeiro novato a registar um jogo de 40 pontos e 20 ressaltos desde que Shaquille O'Neal (46 pontos e 21 ressaltos) em 1993.

O poste de 20 anos acrescentou sete assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento, enquanto ele e os Spurs estragaram uma noite de carreira de Brunson - que terminou a um ponto do recorde dos Knicks de 62 pontos num jogo, estabelecido por Carmelo Anthony em 2014.

Brunson marcou o quinto maior número de pontos desta época, mas falhou um triplo a 5,4 segundos do fim do prolongamento. Do outro lado, Wembanyama não falhou da linha de três a 1:12 minutos do fim da prolongamento colocou os Spurs em vantagem por 128-124.

Depois de Tre Jones, base dos Spurs, ter feito dois lances livres a 1,1 segundos do fim, Wembanyama roubou a bola e o jogo terminou. Os Spurs, que venceram o terceiro jogo consecutivo pela primeira vez esta época, marcaram 74 pontos na primeira parte e lideraram a maior parte da noite.

Mas os Knicks, impulsionados pelos 38 pontos de Brunson no segundo tempo, assumiram a liderança pela primeira vez quando a bola de três de Donte DiVincenzo fez 113-112 quando faltavam 4:39 minutos para o fim do tempo regulamentar.

Depois de um afundanço de Wembanyama empatar o jogo a 119-119, Brunson conduziu para um cesto que colocou os Knicks a ganhar por 121-119 a 1:14 do fim do tempo regulamentar, mas Wembanyama fez dois lançamentos livres para forçar o prolongamento.

"Ele é muito especial", disse o técnico do San Antonio, Gregg Popovich, sobre Wembanyama, acrescentando que a capacidade dos Spurs de resistir a um Brunson "incrível" e ao ataque tardio do Knicks mostrou o quanto eles se desenvolveram este ano.

"Todas as equipas perdem oportunidades", disse Popovich: "Mas a forma como se recupera é importante e, no início do ano, não teríamos conseguido manter a nossa própria execução, o nosso próprio ritmo. Dá para ver a maturidade que eles desenvolveram durante a temporada. Mantiveram-se fortes quando Nova Iorque fez uma grande jogada."

Denver Nuggets 98-111 Minnesota Timberwolves

A exibição cintilante em San Antonio ofuscou a vitória de Minnesota sobre o atual campeão Denver Nuggets, que colocou os Timberwolves empatados na liderança da Conferência Oeste, ao lado do Oklahoma City Thunder.

Em Denver, Anthony Edwards marcou 25 pontos, Mike Conley acrescentou 23 e Rudy Gobert terminou com 21 pontos e 11 ressaltos numa vitória convincente sobre os Nuggets. Um afundanço de Gobert deu ao Minnesota uma vantagem de 6-5 a menos de três minutos do início do jogo e nunca mais saiu da frente.

Nikola Jokic marcou 32 pontos e apanhou 10 ressaltos, mas ele e os Nuggets sentiram muito a falta do base Jamal Murray, que falhou o quarto jogo consecutivo com uma entorse no tornozelo.

O treinador dos Nuggets, Michael Malone, disse antes do jogo que acreditava que Murray estaria de volta "antes do início dos play-offs".

Rockets vencem a 11.ª seguida

Oklahoma City, impulsionado pelos 23 pontos de Josh Giddey, ultrapassou Kevin Durant e os Suns, apesar da ausência do guarda-redes Shai Gilgeous-Alexander, que voltou a estar afastado devido a uma contusão na coxa direita.

Kawhi Leonard e Paul George foram decisivos para o Los Angeles Clippers, com cestos consecutivos no último minuto para selar a vitória por 100-97 sobre o Magic em Orlando.

Os Houston Rockets aproveitaram um início lento para aumentar a sua série de vitórias para 11 jogos com uma vitória por 101-100 sobre os Utah Jazz.

Os Brooklyn Nets marcaram 25 pontos de três pontos na vitória em casa por 125-108 sobre os Chicago Bulls, igualando o recorde da NBA de pontos de três pontos num período, com 18 após o intervalo.

Em Miami, o Heat derrotou o Trail Blazers por 142-82, obtendo a vitória mais expressiva da história da franquia.

Em Indiana, Pascal Siakam marcou 22 pontos e Tyrese Haliburton acrescentou 21, levando os Pacers a uma vitória por 109-90 sobre os Los Angeles Lakers.

Siakam acrescentou 11 ressaltos e Haliburton apanhou oito ressaltos e distribuiu oito assistências pelos Pacers, que melhoraram a sua defesa depois de terem perdido por 150-145 contra os Lakers no domingo.

Anthony Davis marcou 24 pontos e 15 rebotes, e LeBron James somou 16 pontos, 10 ressaltos e oito assistências, mas o Lakers ficou com seu menor número de pontos da temporada.