Dados apontam surpresas para o fim de semana: Cercle, West Ham e Cagliari contra as odds

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dados apontam surpresas para o fim de semana: Cercle, West Ham e Cagliari contra as odds
Dérbi londrino pode significar terceira derrota consecutiva para o Tottenham
Dérbi londrino pode significar terceira derrota consecutiva para o TottenhamProfimedia
Quem vai ganhar? Esta é sempre a questão de um milhão de euros para os adeptos do desporto. A maior parte das vezes, as escolhas são guiadas pelos sentimentos e pelas suas próprias impressões, mais do que pelos números - inquestionáveis. A resposta certa à pergunta - quem vai ganhar? - pode, muitas vezes, ser valiosa. Especialmente se estivermos a falar da derrota de um teórico favorito. E é por isso que, todas as semanas, o Flashscore traz até si, em cooperação com uma equipa de analistas da 11Hacks, as análises aos jogos onde os números sugerem uma possível surpresa.

Cercle Brugge x Club Brugge

Este fim de semana, na Bélgica, há derbi em Bruges, para a 26.ª jornada do campeonato. E, de acordo com os modelos analísticos, prevê-se equilíbrio no duelo onde estará em ação o adversário do Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões, se olharmos, sobretudo, para o bom desempenho defensivo do Cercle Brugge.

Se analisarmos as oportunidades que concedem aos seus adversários para marcar, o Cercle Brugge é atualmente a sexta melhor defesa da Jupiler Pro League, principal campeonato da Bélgica.

Em termos de forma atual, o Cercle Brugge não perdeu nenhum dos últimos cinco jogos, onde sofreu apenas, em média, 0,6 golos esperados por jogo - é o melhor registo da Liga no período supracitado.

E os adversários, na verdade, não foram propriamente os mais fáceis. Entre outros, o Cercle mediu forças com o Royale Union Saint-Gilloise, o atual segundo classificado, com o Gent, que ocupa a 5.ª posição, e com o sexto, o Standard Liège.

Além disso, a equipa liderada pelo jovem treinador austríaco Miron Muslic, de 40 anos, pode também contar com Radoslaw Majecki, jovem guarda-redes polaco de 23 anos, o melhor na sua posição, até agora, no campeonato belga. Com base na forma como os rematadores colocam as suas tentativas à baliza, Majecki já impediu cinco golos teoricamente certos - o máximo em todo o campeonato belga.

Do outro lado, no Club Brugge, também está uma garantia de qualidade na baliza, com o veterano Simon Mignolet que, no mesmo parâmetro, já evitou quatro golos certos no campeonato. No entanto, em comparação com o rival Cercle, a defesa do Club Brugge permite maior número de oportunidades perigosas junto à sua baliza. Olhando para todos os jogos esta temporada, o Club Brugge é apenas o nono melhor no ranking da métrica de golos sofridos esperados e, defensivamente, não estão a dominar sob o comando técnico de Scott Parker.

O antigo treinador de Fulham e Bournemouth assumiu o comando técnico do Club Brugge no final de dezembro e, desde aí, a equipa esteve em vantagem em apenas sete jogos. No ataque, a equipa até melhorou, mas são visíveis as lacunas lá atrás. Enquanto o Cercle Brugge tem a melhor defesa nos últimos sete jogos do campeonato, o Club Brugge surge apenas na 11.ª posição.

A estatística defensiva nos últimos sete jogos da Liga
A estatística defensiva nos últimos sete jogos da Liga11 Hacks

Olhando aos dados, tudo indica que o Club Brugge terá um duro teste pela frente perante o rival Cercle Brugge. Além da defesa sólida, o Cercle é igualmente forte nos contra-ataques e bolas paradas. Jesper Daland, central norueguês de 23 anos, destaca-se nesse aspeto, uma vez que é o recetor mais frequente de bolas paradas ofensivas do Cercle Brugge. Jesper Daland falhou a última jornada, devido a suspensão por acumulação de amarelos, mas regressa às opções para o dérbi, enquanto no ataque estarão Ayase Ueda e Kévin Denkey, que também já marcaram por cinco ocasiões em situações de contra-ataque.

Tottenham x West Ham

O West Ham não é uma equipa, do ponto de vista analítico, que deveria estar a lutar pela permanência na Premier League. De acordo com o modelo matemático de pontos esperados, tendo por base a qualidade das oportunidades criadas contra as oportunidades concedidas, o West Ham devia ter conquistado mais 11 pontos do que os que tem atualmente, o que os levaria para o 10.º lugar da classificação. Nenhuma outra equipa, esta temporada, está tão longe do seu desempenho esperado.

A principal razão para a atual 16.ª posição do West Ham é o seu ataque disfuncional. Nas duas últimas épocas, Michail Antonio, por exemplo, teve apenas 20 remates em 21 jogos, falhando diversas ocasiões flagrantes. Gianluca Scamacca, outra forte aposta atacante, está a ter uma adaptação demasiado lenta à Premier League e Jarrod Bowen tem estado divorciado dos golos. A solução deveria ter sido Danny Ings, contratado no mercado de inverno ao Aston Villa, mas até aqui os problemas de saúde levaram a um ligeiro retrocesso na adaptação. Em termos de qualidade das oportunidades criadas, o West Ham está no 13.º lugar da Premier League.

Contudo, uma vez (e se) o ataque começar a carburar, o menu dos hammers ficará bem mais composto. A defesa tem uma base estável, com desempenho bem superior à última época, sendo nesta altura a quinta melhor no registo de golos sofridos, apenas atrás de Manchester City, Arsenal, Brighton e Newcastle.

As oportunidades perdidas pelo West Ham em 2022/2023
As oportunidades perdidas pelo West Ham em 2022/202311 Hacks

O ataque do Tottenham tem estado na média geral da Premier League, dependendo, e muito, do fiável Harry Kane e do lutador incansável, Heung-Min Son. É provável que a seca de golos do sul-coreano termine em breve, perante a atitude a atacar e a rematar, sempre em boas posições de finalização. Mas isso deve acontecer contra equipas com defesas frágeis. Não é o caso do West Ham.

O mapa dos remates de Son em 2022/2023
O mapa dos remates de Son em 2022/202311 Hacks

Embora o ataque do West Ham não esteja brilhante, adivinha-se uma hipótese contra o Tottenham. A defesa dos spurs tem sido medíocre, na comparação com as outras equipas da Premier League, sofrendo com os desempenhos, entre outros, de Hugo Lloris na baliza.

O guarda-redes e capitão dos spurs não vai marcar presença neste dérbi londrino, de domingo, devido a lesão, e será substituído por Fraser Forster. Até agora, esta temporada, Hugo Lloris falhou dois jogos, contra Brentford e Leicester, onde a equipa sofreu seis golos em dez remates. 

O registo de Fraser Forster contra Brentford e Leicester
O registo de Fraser Forster contra Brentford e Leicester11 Hacks

Outro enorme contratempo para o Tottenham é a ausência, que será prolongada, do médio uruguaio Rodrigo Bentancur. Os spurs perdem um jogador que domina o meio-campo, reina nas recuperações de bola e é capaz de parar as ações do adversário em zonas perigosas. Com Bentancur ausente, Arsenal, Brentford e Aston Villa foram capazes de marcar golos ao Tottenham por duas vezes. 

O Tottenham, relembre-se, vem de uma derrota pesada contra o Leicester na última jornada da Premier League e do desaire com o AC Milan, na Liga dos Campeões. E como não há duas sem três...

Bari x Cagliari

Seguimos em direção à Serie B italiana, onde o Cagliari demitiu o treinador Fabio Liverani no natal, apostando no experiente Claudio Ranieri. Embora a equipa estivesse no 14.º lugar na altura, o antigo treinador de uma longa linha de clubes europeus de elite agarrava um plantel bem preparado.

Na altura em que Claudio Ranieri foi contratado, o Cagliari passou por uma série de resultados carregados pelo fator azar. De acordo com o modelo de pontos esperados, eles deviam estar no 4.º lugar da classificação. Agora, depois de cinco jogos sob o comando de Ranieri, estão em sexto, praticamente na linha do que os dados indicavam.

Em termos da qualidade de oportunidades criadas, só o líder Frosinone tem melhor registo que o Cagliari, enquanto em termos de oportunidades concedidas apenas Génova, Frosinone, Reggina e Parma estão à sua frente. Além disso, o desempenho dos jogadores da defesa anda de mãos dadas com as defesas de Boris Radunovic, guarda-redes sérvio, um dos melhores da Série B.

O Cagliari deve ameaçar o favoritismo teórico do Bari através de bolas paradas, onde apenas o Ascoli cria, no campeonato, mais oportunidades de golo. Por outro lado, há 16 outras equipas que defendem melhor que o Bari em termos de oportunidades de golo concedidas. 

O Cagliari não deve ser muito prejudicado pela ausência de Altare, defesa-central que é um dos recetores mais frequentes das bolas paradas ofensivas, uma vez que as oportunidades têm sido distribuídas ao longo da época por vários jogadores.

Os galos de Bari são, definitivamente, uma das equipas acima da média na Serie B, mas os dados colocam-nos atrás do Cagliari, tanto ofensiva como, sobetudo, defensivamente.

Ocasiões criadas a partir de bolas paradas na Serie B
Ocasiões criadas a partir de bolas paradas na Serie B11 Hacks