Super Bowl LVIII: Reid e Shanahan, a experiência contra a juventude nas linhas laterais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Super Bowl LVIII: Reid e Shanahan, a experiência contra a juventude nas linhas laterais
Andy Reid (à esquerda) e Kyle Shanahan (à direita) em 2018.
Andy Reid (à esquerda) e Kyle Shanahan (à direita) em 2018.Getty Images via AFP
O treinador dos Kansas City Chiefs tem 25 épocas como treinador principal da NFL, enquanto o treinador dos San Francisco 49ers está na sétima.

Acompanhe as principais incidências da partida

Apesar da sua curta carreira, Kyle Shanahan (44 anos) já participou do Super Bowl em 2020. Nessa estreia, o seu algoz foi o homem que terá na linha lateral oposta no domingo , 11 de fevereiro (23:30 em Portugal), Andy Reid (65), que pode ser considerado um dos melhores treinadores da história da NFL.

O pano de fundo prevê um duelo pelo Troféu Vince Lombardi com um certo aroma de vingança, no qual se assistirá a um choque de estilos, com a experiência e a juventude dos treinadores de cada uma das franquias protagonistas.

Será o segundo ano consecutivo em que Reid terá de enfrentar um homólogo da nova geração. Em 2023, derrotou Nick Sirianni (42) numa partida inesquecível que lhe valeu o segundo título da sua carreira.

O treinador principal dos Chiefs tem um registo global de 258-144-1 (64,1% de percentagem de vitórias) na época regular entre as suas 14 épocas em Filadélfia (130-93-1) e 11 em Kansas City (128-51). Ao longo da sua carreira, foi conhecido por saber preparar os jogos na perfeição e adaptar o seu plano de jogo às exigências dos adversários, o que é uma marca inconfundível dos atuais campeões.

Sem dúvida, a sua melhor versão surgiu desde que tem Patrick Mahomes sob o seu comando como quarterback titular. Desde 2018, quando colocou o texano como QB1, os Chiefs sempre alcançaram, pelo menos, a final da conferência e, no domingo, disputarão o seu quarto Super Bowl em cinco temporadas.

Reid, fazendo uso das suas armas, sempre gostou de apresentar um estilo muito ofensivo com o qual as suas equipas conseguem ser muito produtivas no ataque, embora este ano só tenham conseguido ser 12.º no departamento de pontuação com 371 pontos. Em contrapartida, é a melhor defesa da liga, com apenas 294 golos sofridos.

Controlo total

Se o treinador dos Chiefs tem sido dominante durante um quarto de século, o treinador dos 49ers está a caminho de seguir o exemplo. Nas suas primeiras sete temporadas à frente do San Francisco, Kyle Shanahan tem um registo de 64-51 (55,7% de percentagem de vitórias) na época regular.

Os escritórios do Levi's Stadium deram ao filho do lendário Mike Shanahan um plantel que, a nosso ver, é de longe o mais completo da NFL. Um trunfo que o levou à Super Bowl em 2020 e que o coloca como favorito a caminho da Super Bowl LVIII, a disputar no Allegiant Stadium, em Las Vegas.

Com armas como George Kittle, Deebo Samuel e o inesperado Brock Purdy, Shanahan terminou a primeira metade da época como o terceiro melhor marcador da liga, com 491 pontos marcados, avisando os adversários de que terão de se esforçar muito para o vencer.

O equilíbrio está no centro do pensamento do técnico dos Niners. Os seus rapazes, além de serem imparáveis quando procuram chegar à área prometida, são muito duros quando se trata de parar o ataque do inimigo. Na verdade, eles são o segundo time com menos pontos (298 pontos contra), atrás apenas dos Chiefs.

Para esta batalha, Shanahan contará com uma arma que não teve em 2020: Christian McCaffrey. O runningback é o jogador mais completo da NFL e a sua presença praticamente garante um touchdown.

Está tudo pronto para a celebração do melhor jogo da época. As equipas já chegaram a Las Vegas e vão passar uma semana a preparar o Super Bowl LVIII na cidade do jogo. Será que a experiência vai vencer ou será que a juventude vai vencer?